São 128 atletas profissionais registrados na FPF, inclusive nomes como David Braz e Lucas Octávio, que não estão no clube. O Santos é a equipe com mais atletas listados na Federação Paulista com ampla “vantagem” sobre os maiores rivais. O São Paulo tem 88, o Palmeiras 85 e o Corinthians 81.

Desse total, nada menos do 30 atletas ficam sem contrato com o Peixe ainda em 2018. Alguns casos são bem conhecidos, como o volante Renato, que vai se aposentar e virar executivo de futebol, do zagueiro Robson Bambu, que tem pré-contrato assinado com o Atlético-PR, do volante Léo Cittadini, que não entrou em acordo com o clube para a renovação e está fora dos jogos, além do lateral-esquerdo Dodô e o atacante Gabigol, que estão emprestados ao Santos até o final do ano.

O clube ainda discute alguns dos casos. O volante Fernando Medeiros tem vínculo até dezembro e não acertou ainda a renovação. Outros clubes já mostraram interesse na contratação do jogador, sempre apontado como uma das promessas do Peixe. O Santos ainda estuda a contratação em definitivo do lateral-esquerdo William, emprestado até dezembro pelo São Bernardo. O jogador se destacou durante a temporada e sua promoção ao profissional chegou a ser cogitada pela comissão técnica.

Outro caso ainda sem solução é do atacante Nícolas Bernardo, que também já foi visto como uma joia do clube (teve multa rescisória estipulada em 50 milhões de euros), mas ainda não atingiu a expectativa dos dirigentes. O jogador tem contrato apenas até o dia 31 de dezembro.

Os outros jogadores com vínculo até dezembro devem deixar o clube. O atleta mais conhecido talvez seja o volante Yan, irmão gêmeo de Yuri. Contratado ao Audax, o jogador não conseguiu espaço no clube e tem contrato apenas até 31 de dezembro.

A listagem ainda aponta para casos curiosos. O atacante mexicano William, que chegou a viajar escondido para os amistosos do Peixe no México em julho, também está na lista. O meia Marquinho, contratado ao Araxá em junho, disputou apenas 13  minutos de um jogo do Brasileiro de Aspirantes e deve sair.

Dois casos são ainda mais estranhos. O goleiro Ruan foi contratado em 2017 ao Fernandópolis e vai ficar sem contrato sem ter sido relacionado ao menos para um jogo. O mesmo acontece com o atacante Pépe, que assinou um contrato dia 1 de julho com validade apenas até 31 de outubro e sequer entrou em campo.

Confira a lista dos jogadores que ficam sem contrato com o Peixe ainda neste ano:

Profissional

Robson Bambu
Léo Cittadini
Renato
Dodô
Gabigol
Yan

Sub-23

Fernando Medeiros
Jean Carlos (Lateral-direito)
Sillas (Lateral-esquerdo)
Thiago Duchatsch (zagueiro)
Pépe (atacante)
Lucas (goleiro)
Steylor (meia)
Marquinho (meia)

Sub-20

Alexandre (atacante)
Bruno Moreira (atacante)
Darlyson (meia)
Gabriel (goleiro)
Gabriel Casanova (zagueiro)
Giovane (atacante)
Guilherme da Silva Alves (lateral-esquerdo)
Higor (atacante)
Nícolas Bernardo (atacante)
Patrick (lateral-esquerdo)
Pedro (volante)
Renan (Goleiro)
Renan (Atacante)
Ruan (Goleiro)
William (atacante)
William (lateral-esquerdo)