Cuca chegou com a missão de tirar o time da zona de rebaixamento e o Peixe agora briga pela vaga na Libertadores (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

Se antes era só um sonho, a Copa Libertadores da América de 2019 hoje é uma realidade na Vila Belmiro. Com a derrota do Atlético Mineiro na noite dessa segunda-feira para o Ceará, por 2 a 1, o Peixe agora só depende de si para conseguir uma vaga na competição intercontinental do próximo ano.

Com a vitória sobre o Fluminense no último sábado, o Santos, 7º colocado, chegou aos 46 pontos no Campeonato Brasileiro. Mesma pontuação tem a equipe mineira, que com o revés estacionou e só fica na frente do Peixe na tabela por ter uma vitória a mais (13 contra 12).

E se antes a distância de pontos era um problema e fazia com que o Peixe tivesse que torcer contra o Atlético, a história mudou. Com números iguais, o desempate entre as equipes pode ocorrer na penúltima rodada da competição, quando ocorrerá o confronto dos times.

A partida, que acontecerá daqui seis rodadas, terá mando do Santos. O local do confronto ainda não está definido pelo clube, mas os jogadores do Peixe já expuseram que preferem a Vila Belmiro como palco do duelo.

As seis primeiras equipes do Brasileirão ganham o direito de disputar a Copa Libertadores de 2019, mas o famoso G6 pode aumentar e virar G7. Palmeiras e Grêmio, que estão entre os cinco primeiros colocados, também têm chances de vencer a edição desse ano da Libertadores e, se esse fato se concretizar, o Brasil ganha mais uma vaga na competição sul-americana do ano que vem.