Marinho fez um dos gols do Santos na vitória sobre o Olimpia (Crédito: Ivan Storti/SantosFC)

Com uma atuação brilhante do goleiro João Paulo e muita vontade, o Santos venceu o Olimpia por 3 a 2 na noite desta quinta-feira, no estádio Manuel Ferreira, em Assunção, e garantiu a vaga nas oitavas de final da Copa Libertadores e, de quebra, a primeira colocação do grupo.

O Santos chegou aos 13 pontos e não pode ser mais alcançado pelos rivais. Na última rodada, dia 20, o Peixe recebe o Defensa Y Justicia na Vila Belmiro. Carlos Sánchez, Marinho e Kaio Jorge marcaram os gols santistas nesta quinta. Jorge Recalde fez os dois gols do Olimpia.

O jogo

O Santos entrou em campo no esquema 3-4-3, com Pará, Jobson e Alex fazendo a linha de defesa. A tática funcionou e Madson, que estava mais avançado, sofreu pênalti de Jorge Recalde, aos 14 minutos. Marinho deixou a cobrança para Carlos Sánchez e o uruguaio bateu com perfeição para quebrar um jejum de quase oito meses sem balançar as redes.

O Olimpia saiu para o ataque e chegou ao empate aos 22 minutos. Alejandro Silva cruzou da direita, Jorge Recalde se antecipou ao lateral Madson e cabeceou para o gol, sem dar chances para o goleiro João Paulo.

O time paraguaio cresceu no jogo após o gol e ameaçou duas vezes em chutes da entrada da área, com Jorge Recalde e Nícolas Domingo. Aos 32 minutos, Pitta recebeu sozinho na área e bateu colocado, mas João Paulo fez grande jogada. No lance seguinte, Jorge Recalde, em posição duvidosa, recebeu passe na direita da área, dominou no peito e tocou no canto para fazer o gol da virada do Olimpia.

O Santos chegou ao empate com seu grande destaque na temporada. Iluminado, Marinho cobrou falta da direita, a bola passou entre os zagueiros do Olimpia e atacantes do Peixe e enganou o goleiro Azcona.

O Olimpia começou o segundo tempo em cima do Santos. Aos quatro minutos, Jorge Recalde cobrou falta da entrada da área e a bola passou raspando a trave do Peixe. Aos cinco, Pitta recebeu sozinho na área e novamente chutou colocado, mas o goleiro João Paulo fez outra grande defesa e salvou o Santos.

O Santos deu o troco aos oito minutos. Jobson cruzou da direita, Soteldo subiu sozinho no segundo pau, cabeceou para o chão e o goleiro. Aos 13, Marinho cruzou da direita, a bola passou por todo mundo, Soteldo dominou no segundo pau e só rolou para Kaio Jorge. O garoto ainda driblou o goleiro antes de fazer o terceiro do Peixe e quebrar um jejum de mais de seis meses sem gol.

O Olimpia partiu com tudo para o ataque. Aos 30 minutos, após cobrança de escanteio da direita, Leguizamón tentou de bicicleta e João Paulo saltou no ângulo para fazer um milagre e evitar o empate. Aos 32, após cruzamento da direita, Montenegro ganhou de Alison e cabeceou, mas João Paulo fez mais uma grande defesa para salvar o Peixe.

O time do Paraguai seguiu na pressão e teve um gol de Recalde anulado por impedimento aos 41 minutos. O árbitro deu nove minutos de acréscimos. Aos 50, João Paulo fez outra grande defesa em chute de Montenegro.

OLIMPIA 2 X 3 SANTOS

Estádio: Manuel Ferreira, em Assunção (PAR)
Árbitro: Nestor Pitana (ARG)

Gols: Carlos Sánchez, aos 14, Jorge Recalde, aos 22 e aos 34, Marinho, aos 39 minutos do primeiro tempo. Kaio Jorge, aos 13 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Alex, Jobson, Raniel, Leguizamón

OLIMPIA
Azcona, Benítes, Leguizamón, Alcaraz e Arias; Alejandro Silva (Montenegro, aos 18 minutos do segundo tempo), Nícolas Domingo e Rodrigo Rojas; Jorge Recalde, Nestor Camacho (Roque Santa Cruz, aos 18 minutos do segundo tempo) e Isidro Pitta (Jorge Ramos, aos 30 minutos do segundo tempo). Técnico: Daniel Garnero

SANTOS
João Paulo, Pará, Madson, Alex e Felipe Jonatan; Diego Pituca, Jobson (Ivonei, aos 27 minutos do segundo tempo) e Carlos Sánchez (Alison, aos 20 minutos do segundo tempo); Marinho, Kaio Jorge (Raniel, aos 33 minutos do segundo tempo) e Soteldo (Lucas Braga, aos 33 minutos do segundo tempo). Técnico: Cuca