Marinho fez os dois gols do Santos na vitória sobre o Grêmio (Crédito: Ivan Storti/SantosFC)

Com dois gols de pênalti do atacante Marinho, um deles marcado com a participação do VAR, o Santos venceu o Grêmio por 2 a 1 na tarde deste domingo, na Vila Belmiro, quebrou o jejum de vitórias como mandante (não vencia desde o dia 9 de setembro) e ampliou a invencibilidade na temporada para 12 jogos.

Com o resultado, o Peixe subiu para a sexta colocação do Campeonato Brasileiro, com 24 pontos ganhos. Na próxima rodada, quarta-feira, a equipe comandada pelo técnico Cuca recebe o Atlético-GO na Vila Belmiro.

O jogo

O Santos teve a primeira boa chance aos 13 minutos. O atacante recebeu na entrada da área e bateu forte, mas o goleiro Vanderlei fez boa defesa. Aos 17, Kaio Jorge recebeu na direita e chutou cruzado, a bola bateu na mão do zagueiro Paulo Miranda e o árbitro Braúlio da Silva Machado marcou pênalti. O atacante Marinho cobrou com cavadinha e abriu o placar.

O Santos seguiu melhor na partida. Aos 29 minutos, Lucas Veríssimo roubou bola na defesa, avançou para o ataque e deu bom passe para Arthur Gomes, que bateu cruzado, mas a defesa afastou o perigo.

O Grêmio ameaçou em uma jogada de bola parada. Aos 39 minutos, após cobrança de escanteio da esquerda, Diego Souza ganhou pelo alto e cabeceou forte, mas a bola passou raspando a trave de João Paulo.

Aos 34 minutos, Kaio Jorge arrancou pelo meio e deu bom passe para Jean Mota. O meia bateu colocado e acertou a trave direita do goleiro Vanderlei. Aos 35, Lucas Silva soltou a bomba da entrada da área e João Paulo fez boa defesa.

O Santos quase chegou ao segundo logo aos cinco minutos do segundo tempo em uma linda jogada. Arthur Gomes carregou pela esquerda, passou para Jean Mota, que cruzou rasteiro, Marinho pegou de primeira e soltou uma bomba, mas a bola explodiu na trave de Vanderlei.

O Grêmio chegou ao empate aos 27 minutos. Pepê fez boa jogada pela esquerda e rolou para o meio, Diego Souza pegou de primeira e mandou no canto esquerdo do goleiro João Paulo.

O Peixe fez o segundo aos 33 minutos. Após cruzamento da esquerda, David Braz deu um carrinho por trás em Marinho. O árbitro Bráulio da Silva Machado não marcou nada, mas foi chamado pelo VAR, mudou de ideia e marcou pênalti. Marinho cobrou de novo e fez o segundo dele no jogo.

Aos 37, Marinho fez outra boa jogada pela esquerda e chutou cruzado, Madson apareceu no segundo pau e pegou de primeira, mas o goleiro Vanderlei mandou para escanteio. Na cobrança, Lucas Veríssimo ganhou pelo alto e cabeceou, mas o goleiro do Grêmio fez outra boa defesa.

SANTOS 2 X 1 GRÊMIO

Estádio: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Bráulio da Silva Machado

Gols: Marinho, aos 19 minutos do primeiro tempo. Diego Souza, aos 27, Marinho, aos 33 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Robinho, Jobson, David Braz, Rodrigues, Marinho
Cartão vermelho: David Braz

SANTOS
João Paulo, Pará, Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonatan (Laércio, aos 40 minutos do segundo tempo); Diego Pituca, Jobson e Jean Mota (Madson, aos 29 minutos do segundo tempo); Marinho, Kaio Jorge (Lucas Lourenço, aos 43 minutos do segundo tempo) e Arthur Gomes. Técnico: Cuca

GRÊMIO
Vanderlei, Orejuela, Paulo Miranda (Rodrigues, aos oito minutos do segundo tempo), David Braz e Cortez (Diogo Barbosa, aos 24 minutos do segundo tempo); Lucas Silva (Maicon, aos 24 minutos do segundo tempo), Thaciano e Robinho (Isaque, no intervalo); Luiz Fernando, Diego Souza (Everton, aos 39 minutos do segundo tempo) e Pepê. Técnico: Renato Gaúcho