Na última quarta-feira, 22, o Santos iniciou o financiamento coletivo para pagar as dúvidas na FIFA. Com a negociação de Soteldo aprovada, o dinheiro, então, serviria para pagar Aguilar, zagueiro que já foi comprado e vendido, mas não pago. É difícil entender, mas é isso mesmo.
A chamada “Virada Santista” tem como objetivo inicial arrecadas R$ 500 mil. Até agora (13h20 de quinta-feira, 22 de outubro), em pouco mais de 24 horas, o Santos já recebeu R$ 257,9 mil reais, de 5.046 apoiadores.
No site, embaixo desse valor, é possível ver quantas pessoas doaram em cada uma das categorias. Esse dinheiro não necessariamente já caiu, porque tem as burocracias de boletos, etc. Somando, se todo esse valor realmente for pago, o Santos já tem mais de R$ 470 mil reais.
Faltariam menos de 30 mil reais pra chegar na meta determinada. Esse valor me impressiona muito, principalmente porque é uma campanha pra lá de malfeita.
Você doa e ganha o que? Qualquer doação a partir de R$ 100 recebe “um certificado virtual” e o nome “na homepage de agradecimento aos doadores da nossa campanha”. Se você doa menos, nem isso.
Quer dizer, você doa e, efetivamente, você não recebe absolutamente nada. Nem uma camisa, nem uma caneca, nem pontos no Sócio Rei. A campanha não tem qualquer vinculação com o programa de sócio torcedor, como pode?
Aliás, vale dizer que essa campanha, com muito resultado, escancara quão ruim é o programa de sócio torcedor do clube. Como, em 24 horas, o Santos tem mais de 5 mil pessoas doando, sem qualquer retorno, e no Sócio Rei tem 23 mil pessoas? Lembrando que os valores do programa começam em R$ 127 AO ANO. Só mostra como esse é outro aspecto a ser melhorado.
Acho que a falta de um objetivo claro também prejudica a ideia da campanha. Me daria muito mais satisfação doar para um trabalho a longo prazo do clube como, por exemplo, para um CT melhor para a base. Se, na entrada no CT Meninos da Vila eu tivesse uma plaquinha com meu nome, quem sabe não me animaria muito mais a doar.
Não faltam provas de que o torcedor santista quer, sim, contribuir com o futuro do clube e ajudar construir um Santos melhor e mais forte. Mas precisa ser recompensado por isso, não se sentir na obrigação.
A impressão que o Santos passa é de ter feito a campanha de qualquer forma, no desespero total. E mesmo assim, tem resultados expressivos, valores altos e milhares de torcedores ajudando e contribuindo. Isso só mostra como a torcida do Santos, tão engajada e apaixonada, deveria ser melhor tratada pelo clube.
Por fim, torcedor, se você é sócio e está apto a votar, fica o apelo: informe-se sobre os candidatos. Saiba como eles pretendem pagas as dívidas, o que eles acham de um novo estádio e quais os planos deles para o Sócio Rei. O Santos pode ser muito melhor do que é hoje, mas não pode estar, mais uma vez, em mãos erradas.
Moro bem distante desse alvoroço da política do clube mas acompanho tudo. Concordo com a sua análise mas atribuo o sucesso da vaquinha à postura do atual presidente que escancarou a situação, não fica só jogando a culpa nos outros e busca solução. A forma como veio a pública é o jeito olho no olho de se comunicar com o torcedor foi motivador e reside aí a forte adesão.