Pela segunda vez em sua história, o Santos terá que passar pela Pré-Libertadores, antes de chegar à fase de grupos da principal competição continental. Na única experiência anterior nessa fase, o Peixe passou pelo Blooming (Bolívia) sem dificuldades, no ano de 2007, em que foi semifinalista.
Naquela edição, o primeiro jogo foi disputado em Santa Cruz De La Sierra. Na cidade boliviana, que não tem o problema da altitude, o Santos venceu por 1 a 0, gol do lateral Pedro.
Na partida de volta, na Vila Belmiro, o Peixe goleou os bolivianos. O duelo terminou em 5 a 0, com os gols santistas marcados pro Cleber Santana (2), Rodrigo Tiuí (2) e Marcos Aurélio.
Nesta edição, o duelo é contra o Deportivo Lara, da Venezuela. O primeiro jogo é nesta terça-feira, 19h15, na Vila Belmiro. A volta é no dia 16, em Caracas. Dessa vez, o Santos precisa passar por duas fases pré antes de chegar ao grupos.
O Holan mostrou contra o São Paulo q não sabe nada do Santos. Escalação errada,estratégia errada, substituições erradas. E o pior, desrespeito ao Santos, levando goleada sem esboçar reação. E o Arzul,treina os goleiros e só. João Paulo já provou q é melhor.