Em sua coletiva de apresentação no Santos na terça-feira, o técnico Jorge Sampaoli foi questionado sobre o calendário do futebol brasileiro, que dá pouco tempo de treinos para os clubes. O treinador minimizou o problema e disse que na Europa as principais equipes também jogam muito, mas ele não fazia ideia do que terá pela frente no seu início de trajetória no Peixe.
De acordo com as tabelas divulgadas nesta semana por Conmebol, CBF e Federação Paulista de Futebol, o Santos terá 11 jogos em 39 dias, uma média de um jogo a cada 84 horas (o jogo da Copa do Brasil ainda não tem data confirmada, mas o único espaço na agenda é no dia 6 de fevereiro). O calendário ainda apresenta um grave problema: os jogos da Copa Conmebol não respeitam o intervalo mínimo de 66 horas entre duas partidas oficiais.
O primeiro jogo contra o River Plate, no Uruguai, está marcado para o dia 12 de fevereiro, às 19h15min (horário de Brasília). O Santos, no entanto, enfrenta no dia 10, às 11 horas, o Mirassol, pelo Campeonato Paulista. O intervalo entre o início dos jogos é de apenas 56 horas e 15 minutos.
O mesmo acontece com o segundo jogo, marcado para o dia 26 de fevereiro, às 19h15min. No dia 24, às 17 horas, o Santos tem o clássico contra o Palmeiras pelo Paulistão. Neste caso, o intervalo é de 50 horas e 15 minutos.
O DIÁRIO DO PEIXE entrou em contato com a diretoria do Santos para saber se o clube prepara alguma posição oficial sobre os jogos, mas não obteve resposta até a publicação dessa matéria.
Confira a maratona de jogos do Santos
19/1 – Santos x Ferroviária (Paulistão)
24/1 – São Bento x Santos (Paulistão)
27/1 – Santos x São Paulo (Paulistão)
31/1 – Bragantino x Santos (Paulistão)
3/2 – Ituano x Santos (Paulistão)
6/2 – Altos x Santos (Copa do Brasil – a ser confirmado)
10/2 – Santos x Mirassol (Paulistão)
12/2 – River Plate-URU x Santos (Copa Sul-Americana)
18/2 – Santos x Guarani (Paulistão)
24/2 – Palmeiras x Santos (Paulistão)
26/2 – Santos x River Plate-URU
Deixar um comentário