A estreia de Jair Ventura no Paulista, com 3 a 0 sobre o Linense, deu esperanças aos santistas (Crédito; Ivan Storti/Santos FC)

O Santos fez campanha apenas razoável no Campeonato Paulista 2018, competição que marcou a estreia do técnico Jair Ventura, que vinha de um ano muito bom à frente do Botafogo-RJ e representava uma aposta da gestão de José Carlos Peres, que assumira o comando do clube em janeiro de 2018.

Com poucos reforços, o time oscilou bastante durante toda a competição, com algumas boas partidas e momentos de total desorganização e desentrosamento. O destaque foi o atacante Gabriel Barbosa, que retornou à Vila Belmiro após uma temporada frustrante no futebol europeu.

Sob desconfiança, o menino da Vila voltou a mostrar o bom futebol que o levou à seleção e despertou a atenção do futebol europeu. Gabriel marcou seu primeiro gol da temporada na sua estreia contra a Ferroviária, no empate de 2 a 2 no estádio da Fonte Luminosa e encerrou como artilheiro do Santos na competição com 4 gols, ao lado de Eduardo Sasha.

Na primeira fase, o Peixe oscilou muito, mas terminou com a liderança do Grupo D, com 18 pontos, com 5 vitórias, 3 empates e quatro derrotas. Nas quartas-de-final, o Santos eliminou o Botafogo-SP na disputa de pênaltis, por 3 a 1, após dois empates sem gols.

O fim da trajetória santista no Campeonato Paulista de 2018 aconteceu nas semifinais, também na disputa de penalidades máximas, quando foi derrotado pelo Palmeiras por 5 a 3, após perder o primeiro jogo por 1 a 0 e vencer o segundo por 2 a 1.

O atacante Eduardo Sasha foi um dos artilheiros do Santos no Paulistão, com quatro gols marcados (Crédito: Divulgação/SantosFC)

Destaque

O atacante Eduardo Sasha chegou ao clube por empréstimo e sob desconfiança, mas conseguiu se destacar e terminou a competição como um dos artilheiros do time.

Logo após o campeonato, o jogador foi contratado em definitivo em uma negociação que envolveu o lateral-esquerdo Zeca e assinou um contrato de quatro anos com o Peixe.

Problema

Com certeza, um dos motivos de o Peixe ter sofrido muito no Campeonato Paulista (e também nas outras competições do ano) foi a contusão do atacante Bruno Henrique logo na estreia da competição estadual, contra o Linense.

O atacante levou uma bolada no olho e sofreu uma séria contusão na retina, que o afastou por vários meses dos gramados. O jogador chegou a correr o risco de perder a visão.

Fato marcante

Apesar de não valer vaga ou título, o clássico contra o Corinthians no Pacaembu foi um momento muito especial no primeiro semestre de 2018. Muito aguardado pela torcida, o jogo daquele 04/03 não decepcionou e teve todos os ingredientes de um grande clássico. Com mais de 34 mil santistas no estádio, o Peixe levou o primeiro gol no primeiro tempo, mas pressionou e buscou o empate aos 40min do segundo tempo, com um gol de Diogo Vitor, promessa da base santista que viu sua trajetória interrompida ao ser suspenso por doping.

Depois de uma vitória na segunda partida, o Santos foi derrotado nos pênaltis nas semifinais contra o Palmeiras (Crédito; Ivan Storti/Santos FC)

 Jogo chave

O segundo jogo da semifinal, contra o Palmeira, sem dúvida, foi muito marcante para o Santos. Após ser derrotada na partida de ida, no Pacaembu, por 1 a 0, o Peixe entrou no segundo jogo sob a desconfiança da torcida, mas num Pacaembu chuvoso o time mostrou personalidade e bateu o Palmeiras por 2 a 1, levando a decisão para os pênaltis. O Santos foi eliminado ao perder por 5 a 3.

Campanha:

1ª Fase

17/01 – Linense 0 x 3 Santos – Gols: Arthur Gomes (2) e Rodrigão; Gilberto Siqueira
22/01 – Santos 0 x 1 Bragantino; Vila Belmiro
25/01 – Ponte Preta 1 x 2 Santos – Gols: Eduardo Sasha e Rodrygo; Moisés Lucarelli
28/01 – Santos 1 x 1 Ituano – Gol: Rodrygo; Pacaembu
04/02 – Palmeiras 2 x 1 Santos – Gol: Renato; Allianz Parque
10/02 – Ferroviária 2 x 2 Santos – Gols: Eduardo Sasha e Gabriel; Fonte Luminosa
14/02 – Santos 2 x 0 São Caetano – Gols: Lucas Veríssimo e Gabriel; Vila Belmiro
18/02 – São Paulo 0 x 1 Santos – Gol: Gabriel; Morumbi
25/02 – Santos 2 x 0 Santo André – Gols: Gabriel e Eduardo Sasha; Vila Belmiro
04/03 – Santos 1 x 1 Corinthians – Gol: Diogo Vitor; Pacaembu
07/03 – Grêmio Novorizontino 2 x 1 Santos – Gol: Yuri Alberto; Jorge Ismael
11/03 – Santos 1 x 3 São Bento – Gol: Arthur Gomes; Vila Belmiro

Quartas-de-finais

18/03 – Botafogo 0 x 0 Santos; Santa Cruz
21/03 – Santos 0 (3) x (1) 0 Botafogo; Vila Belmiro

Semifinais

24/03 – Santos 0 x 1 Palmeiras; Pacaembu
27/03 – Palmeiras 1 (5) x (3) 2 Santos – Gols: Eduardo Sasha e Rodrygo; Pacaembu 

Artilheiros: Gabriel e Eduardo Sasha (4 gols); Arthur Gomes e Rodrygo (3 gols)