O Santos anunciou na tarde deste sábado seu primeiro reforço para a temporada de 2019: o meia-atacante venezuelano Yeferson Soteldo, que pertencia ao Huachipato, mas disputou a última temporada pela La U, ambos do Chile. O jogador foi um pedido do técnico Jorge Sampaoli e assinou com o Peixe por quatro temporadas. A apresentação oficial deve ocorrer entre segunda e terça-feira.
O Peixe chegou a um acordo com o Huachipato e pagou 3,5 milhões de euros, cerca de 13 milhões de reais, de forma parcelada por 50% dos direitos econômicos do jogador. Soteldo foi eleito o melhor ponta-esquerda do Campeonato Chileno nesta temporada pela La U, que tentou sua permanência, mas não conseguiu.
Soteldo tem 1,60 m, 21 anos e foi um dos destaques da seleção sub-20 da Venezuela no Sul-Americano da categoria e no vice-campeonato Mundial Sub-20. Ele também é presença constante na convocação da seleção principal da Venezuela.
O baixinho foi revelado pelo Zamora, da Venezuela, onde levou o clube ao título nacional antes de chamar a atenção do mundo e ser apontado pelo jornal espanhol ‘Marca’ de “a última joia da Venezuela”. Nesta temporada pela La U o jogador foi destaque do Campeonato Chileno com cinco gols em 26 jogos. Ele ainda foi o terceiro maior garçom do torneio, com sete assistências.
Quando é qualquer outro time da capital, não se fala a altura do jogador, mas quando é do Santos, a própria imprensa santista, para desprezar o jogador, coloca “1:60 “, poxa ele vai jogar futebol, não voley ou basquete! Parem de criticar! Vamos ver o menino jogar primeiro, que coisa chata!!!!
Com chegada deste jogador, já podemos liberar o craque da década conhecido como “Copelé” caneleiro.