O Santos nunca foi rebaixado e, mesmo nos piores momentos, como na década de 80, sempre contou com um fator determinante para a sua permanência na primeira divisão: a Vila Belmiro.
O Alçapão da Vila sempre foi uma fortaleza para o Peixe e um lugar hostil para os adversários. Os jogadores rivais sentiam a pressão de jogar no estádio, mesmo em jogos em que ele não estava completamente lotado.
De acordo com o site Futebol em números, o Santos era o time com melhor aproveitamento como mandante na Era dos pontos corridos (iniciada em 2003) até o início da pandemia e os jogos sem público, com 67,6% de aproveitamento dos pontos disputados (veja a matéria aqui).
Sem público, a Vila deixou de ser um estádio tão hostil. No Brasileirão 2020, o Peixe teve apenas 59,6% de aproveitamento. É praticamente o índice que o clube teve em duas temporadas em que chegou a ser ameaçado de rebaixamento, em 2008 e 2018. Nas duas edições, o aproveitamento como mandante foi de 58%.
Neste ano, sem público e com um time limitado, o Santos tem apenas 51% de aproveitamento na Vila Belmiro. Foram quatro vitórias, cinco empates e duas derrotas.
No dia 4 de outubro, os torcedores serão liberados para voltar ao estádio. O Peixe vai enfrentar Grêmio (com 30% da capacidade), América-MG (com 50% da capacidade) e Palmeiras, Red Bull Bragantino, Chapecoense, Fortaleza e Cuiabá (com 100% da capacidade).
Se o Santos conseguir a sua média de 67% de aproveitamento nestes jogos, serão mais 14 pontos conquistados. O time já iria para 38 pontos. Precisaria conquistar mais sete pontos fora de casa diante de São Paulo, Atlético-MG, Sport, Athlético-PR, Atlético-GO, Corinthians, Internacional e Flamengo (nem estou contando os possíveis pontos da partida contra o Fluminense, domingo, ainda sem público).
No Brasileirão do ano passado, o Vasco caiu com 41 pontos e 35% de aproveitamento. O último time da zona de rebaixamento neste ano tem 36% de aproveitamento. A pontuação para escapar deve ser menor em 2021, algo como 42 pontos. Nesse caso, com os 14 pontos na Vila, o Peixe precisaria de apenas quatro fora de casa.
Para conseguir os 14 pontos na Vila, o Santos vai precisar ainda mais do seu torcedor. Como foi em 2018, quando a Vila ficou lotada nos jogos contra Sport (3 x 0) e Bahia (2 x 0) e o Peixe saiu de perto da zona de rebaixamento.
O torcedor hoje tem vários motivos para estar p. da vida com o clube, mas acabou o prazo de inscrições no campeonato e não teremos reforços, não poderemos mandar jogadores embora (e nem diretores), já trocamos de técnico uma vez e, em caso de nova troca, pela determinação da CBF, apenas o Marcelo Fernandez poderia assumir o cargo. Então, nos resta apoiar.
Os jogadores não vão melhorar tecnicamente com o apoio da torcida, mas vão correr mais. E os adversários vão tremer como sempre tremeram na Vila Belmiro.
Essa é a minha única esperança.
Acho que o time não precisa cair para aprender com os erros.
A saída é transformar a Vila no Alçapão, fugir do rebaixamento e depois reformular tudo, dentro e fora de campo.
Santista não suporta mais começar o campeonato sonhando com 45 pontos.
É pouco ponto para muita história.
concordo pelnamente
Concordo plenamente….
Série B vai fazer bem pro Santos
Pensar que estamos situação de penúria, graças aos três últimos Presidentes CANALHAS/LADRÕES que deviam estar PRESOS, deixa QQ Santista indignado …. mesmo assim, vamos apoiar o Time e também nosso excelente Presidente, que vem fazendo uma ÓTIMA gestão 👍👏⚽🐳🍀
Excelente texto do GM, o qual concordo inteiramente. A torcida tem que abraçar o time pois quem vai sofrer se formos rebaixado e a entidade Santos e sua torcida, Temos que apoiar os jogadores, jogar sal para tirar o azar, fazer promessas para todos os Santos ….qualquer coisa que possa trazer um pouco mais de confiança….e o Carille treinar e exigir muito dos jogadores e não ter medo de trocar peças que não estejam entregando E o Presidente cobrar muito do departamento de futebol. Ganham muito pelo pouco que entregam.
Prezado Giovane Martineli,
Você conhece muito bem os “bastidores” da Vila Belmiro e do CT Rei Pelé.
Também teve experiência na área de gestão esportiva.
Tem conhecimento do tsunami de dívidas que assola o balanço financeiro do clube e seu fluxo de caixa.
Sabe das limitações do clube para arrecadar receitas e sabe que a várias delas já foram comprometidas ou gastas antecipadamente.
Sabe o que leva o Santos FC a ser um péssimo vendedor, só neste ano saíram no mínimo 3 jogadores vendidos a preço de banana. Há outro, Soteldo, cuja saída se tornou inevitável por causa das complicações causadas pelo banimento para registros de novos atletas.
Você sabe muito melhor que nós da necessidade e da pressão que houve para a venda de Veríssimo, Pituca, do menino que é hoje reserva na Juve e cujo nome me recuso escrever, de Soteldo, de Luan Peres e de Marinho que por questões físicas e financeiras não está jogando nem 25% do que jogou ano passado, tanto em qualidade quanto em quantidade.
Abro parênteses:
Hoje li que Lucas Veríssimo deverá ser a próxima grande venda do Benfica. Ele que foi vendido por apenas 6 milhões e meio de euros em parcelas de carne de Casas Bahia já deve estar valendo entre 30 e 40 milhões de euros. Isso sem falar que ele nunca havia sido convocado por Tite. Bastou ser vendido para ser convocado, ainda mais valorizado e se houver justiça (algo que não acredito tendo-se Tite como técnico) é o titular absoluto da posição.
Fecho parênteses.
Sabe das bombas relógio montadas pela incompetência da dupla Perez e Rollo (uma delas os pré-contratos que deveriam ser firmados ao final do banimento de transferência) do desmonte que a base sofreu e sofre em termos de profissionais e olheiros, da falta que Seu Zito faz para “segurar as pontas” e indicar bons meninos e também sabe da carência de bons e honestos profissionais para trabalhar nela.
Sabe dos seguidos erros do departamento médico e da preparação física inadequada.
Tudo isso posto, considerando a pressão que os poucos bons jogadores fizeram para ser vendidos, considerando o estado de falência do clube, os banimentos de transferência, as receitas antecipadas, etc e tal, o que você faria melhor e diferente olhando os 9 meses da atual administração? Não é um desafio agressivo mas uma curiosidade de torcedor. Que tal postar um artigo sobre o tema?
Saudações alvinegras praianas.
Boa!
Isso sim é senso critico!
senso critico, resumindo . nota dez, com tantas besteiras que a gente le aqui, ler um texto desses é muito gratificante.
[…] PS: O texto original sobre a importância da Vila para o Santos está aqui! […]
[…] escrevi neste espaço em 27 de setembro, o Santos viu seu aproveitamento como mandante cair de 67% para 50% com os jogos sem público. O […]