Jogadores do Santos comemorando gol contra o Flamengo, na final do Torneio Rio-São Paulo, no Maracanã.

Neste domingo, o Santos comemora 25 anos da conquista do Torneio Rio-São Paulo de 1997 diante do Flamengo, no Maracanã, com direito a shorts estrelado e golaço do meia-atacante Juari.

O Santos enfrentava um longo período de escassez de títulos desde a conquista do Campeonato Paulista de 1984. O Torneio Rio-São Paulo, que era organizado pelas federações dos dois Estados e reunia os clubes cariocas e paulistas mais tradicionais, não foi disputado em 1994, 1995 e 1996, mas voltou no início de 1997, em formato de confrontos eliminatórios a partir das quartas-de-final. Para chegar à final, o Santos passou por Vasco e Palmeiras.

No primeiro jogo, na noite de 4 de fevereiro, no Morumbi, o Santos venceu por 2 a 1 e conquistou a vantagem de jogar pelo empate no Maracanã. Alessandro, aos seis minutos, e Macedo aos 29 do primeiro tempo, marcaram para o Peixe. Só aos 40 minutos do segundo tempo é que Marcelo Ribeiro diminuiu para o time carioca.

Na grande final, o Alvinegro abriu o marcador aos 33 minutos, com Anderson Lima cobrando falta de longa distância no canto direito de Zé Carlos. Mas a equipe recuou no final da primeira etapa e Sávio e Romário aproveitaram. Aos 37 minutos Sávio foi derrubado na área por Ronaldão. Romário bateu o pênalti e empatou o jogo. Oito minutos depois, Sávio driblou pela ponta esquerda e cruzou rasteiro para Romário esticar o pé e jogar a bola no fundo das redes de Zetti.

A desvantagem de 2 a 1 obrigou o Santos a buscar o empate na segunda etapa. O Alvinegro Praiano passou a atacar mais, mas com poucas chances reais de gol. Até que aos 32 minutos o lateral-esquerdo Juari acertou um chute com perfeição. Forte, com destino certo, o petardo balançou o travessão do goleiro Zé Carlos e foi morrer no fundo do gol flamenguista.

Como o Santos já vencera a partida de ida por 2 a 1, o empate de 2 a 2 deu ao Alvinegro Praiano o seu quinto título do Rio-São Paulo. O título do Rio-São Paulo de 1997 veio se somar aos de 1959, 1963, 1964 e 1966, que tornaram o Santos a equipe mais vezes campeã do torneio.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 2 X 2 SANTOS

Data: 06/02/1997
Local: Maracanã – Rio de Janeiro
Árbitro: Oscar Roberto Godói (SP)

Gols: Anderson Lima aos 33min, Romário aos 37min e 45min do primeiro tempo; Juari 32min do segundo tempo.
Cartão Amarelo: Fábio Baiano, Bruno Quadros, Iranildo. Nélio e Ronaldão
Público: 70.729 pagantes
Renda: R$ 775.555

Flamengo: Zé Carlos. Fábio Baiano, Júnior Baiano, Fabiano e Gilberto (Leonardo); Bruno Quadros (Iranildo), Moacir; Nélio e Lúcio (Márcio Costa); Romário e Sávio. Técnico: Júnior
Santos: Zetti, Anderson Lima (Baiano), Sandro, Ronaldão e Rogério Seves (Juari); Marcos Assunção, Vágner, Alexandre (Caíco) e Piá; Macedo e Alessandro. Técnico: Vanderlei Luxemburgo