Neste domingo, após o empate em 2 a 2 entre Santos e Novorizontino, torcedores fizeram um protesto no entorno da Vila Belmiro com gritos condenando a gestão do presidente Andres Rueda por “pagar boletos”.
A insatisfação do torcedor com o ponto alto da gestão (pagar boletos) é, claramente, um equívoco. Ela parte do princípio de que o Santos não tem um time competitivo porque gasta seu dinheiro pagando contas (a maioria de gestões anteriores, para deixar claro).
Estava muito claro que isso iria acontecer. Em maio do ano passado, escrevi nesse espaço que o projeto esportivo do Santos não poderia naufragar justamente porque fariam essa associação e, possivelmente, elegeriam na próxima eleição um presidente que acabaria com todo o projeto de austeridade em três meses em busca da tal competitividade. Duvida? Leia aqui!
O Santos não tem um time ruim porque “paga boletos”. O Santos tem um time ruim por incompetência e por uma sequência de decisões erradas tomadas pela gestão no futebol.
Dá para fazer uma lista com a sucessão de erros do Santos no futebol. Começando pelo elenco, montado em grande parte por William Thomas e Jorge Andrade. O primeiro luta contra o rebaixamento no Campeonato Catarinense com o Avaí enquanto o segundo passa vexame atrás de vexame com o Sport.
Jorge Andrade nunca havia trabalhado em um clube profissional antes de chegar para a base do Santos. Com as diversas saídas do clube (Autuori, William, etc) e o costume santista de fazer o mais fácil, ele subiu ao profissional e foi mudando de Diretor para Gerente de acordo com a conveniência, não pelo trabalho.
Ainda assim, foi o consultor de Rueda no primeiro semestre do ano passado. Deixou Ariel Holan sozinho e sem apoio no Campeonato Paulista, o Santos esqueceu de inscrever Madson na competição, entre outras coisas. E mesmo assim ainda indicou William Thomas para voltar ao clube antes da contratação de Mario André Mazzuco. Este, por sinal, tinha sido rebaixado no Brasileirão com o Vasco e fazia um trabalho ruim no Cruzeiro.
As contratações, eu sua grande maioria, foram erradas. Santos perdeu Kaio Jorge e trouxe como substituto Léo Baptistão, que estava na China e veio com salário alto. Poderiam ter encontrado opções melhores e mais baratas.
Apostou em Augusto, que foi reserva três anos seguidos na terceira divisão da Espanha, em Luizinho e Pablo Thomas, dispensados pelo Coritiba. O último foi rebaixado com o Paraná Clube para a segunda divisão do Paranaense neste final de semana, com uma rodada de antecipação. Era reserva no time.
Entrou na onda de torcida de Twitter e contratou o poderoso Matías Lacava, que não conseguiu jogar nem no Sub-23. Ah, mas ele não teve tantas chances. Balela. Não está tendo chance no poderoso Tondela, 16º colocado do Campeonato Português. Um campeonato que teve Bruno Marques como Man of the Match neste final de semana.
Os erros seguiram. Contra o Novorizontino, Vinícius Balieiro improvisado na lateral fez o pênalti em um dos gols. Ele tá jogando porque o Santos teve dois meses para contratar um lateral e não conseguiu, usou um lateral para arrumar uma confusão com o antigo técnico, não quer renovar com o lateral da Copinha e contratou um lateral que ninguém sabe quando e como vai jogar.
Querem protestar contra um gigante que luta contra o rebaixamento pelo terceiro campeonato seguido?
Acho justo.
Mas protestem pelos motivos certos.
Bando de come e dorme, Dracena saiu brigado com time e volta porque?
Certíssimo! E agora além de pagar pelo premiere tenho que fazer outra assinatura se quiser ver esses perebas jogarem! E claro que não vou fazer! Não sabem mais aonde arrumar dinheiro para pagarem gente como Leo Batistao! Eu que já vi Pagão, Toninho Guerreiro , Coutinho e tantos outros, ter que ver um ridículo de bola igual a este é de ter nojo!
TIME RUIM SEM ALMA..JOGAR COM O PIOR DE TIME DO CAMPEONATO E LEVAR SUFOCO.ANTES OS TIMES RESPEITAVAM O SANTOS NA VILA…..AGORA ELES DEITA E ROLAM.TIME MEDÍOCRE
RUIM.TORCEDOR SO PASSA RAIVA.DEPOIS FICAM FALANDO QUE A TORCIDA NÃO COMPARECE AO ESTÁDIO.PARA QUE….PASSAR RAIVA.
Aí sim! Certeiro! Que alguns comentaristas aqui leiam e parem de escrever bobagens, cobrem o que é feito de errado e não destruam o que está sendo feito corretamente.
Em todo segmento de carreira existe o estudo de campo e o estudo de concorrência , a culpa é dessa ” GESTÃO DE AUSTERIDADE ” sim.
Zerar dívidas que acarretam em punições no campo são louváveis mas ponto final.
Não temos o pior direito de transmissão não temos o pior patrocínio, não temos a menor torcida, não temos o menor número de sócios nem o menor percentual de estádio cheio ( não confundir estádio pra 30 mil que opera 12 mil.) Dos grandes clubes da série A.
Bahia e grêmio também eram exemplos de austeridade fora de campo e foram contemplados com a série B.
Não se faz time pra série A com jogadores de China, MLS, renegados de grandes, jogadores com histórico de lesão livres no mercado, sobras de estaduais e jovens alçados da copinha.
Viver no looping temporal do restaurador financeiro por 3 anos achando que todo ano vai ter milagre de não cair e metas financeiras batidas com sucesso não são do tamanho da grandeza que eles mesmos pregam na TV.
Enfim ” se ficarmos vivos o ano que vem será melhor “
Enfim, eu vi um comentário descente. Parabéns revoltado. Esse idiotas que acham que todo ano é 2002 e os “Raios” que não passam de lamparina irão salvar, esperem…. O grêmio era exemplo, agora não pagou 13. Futebol se faz com time porra. Vamos ver na 2.divisao o dinheiro para pagar os boletos. Augusto, Lacava, Auro, Batistao, Bruno Oliveira, Bruno Marques, tudo gestão Rueda. Jogador que se recusa entrar na final se não for vendido, esse clube é uma baderna.
Quer um carguinho na diretoria,esquece vc não tem condições,vc tropeça na língua portuguesa,o seu vocabulário é muito fraco, politiqueiro.
Boa tarde Giovane e a todos do blog… Concordo com muito do seu texto, vc tem razão em vários dos pontos bem apontados, mas acredito que tbm há uma parcela de culpa na condução do planejamento para formação do elenco, claro que sabemos da nossa realidade, é justo e correto que Rueda até aqui nas finanças tem feito um trabalho muito bom, mas peca em não conseguir montar um time minimamente aceitável, a ponto de por um fio escaparmos de uma eliminação que seria tão vergonhosa qto a do Inter, e pq digo que há sua parcela ? Pq como vc bem apontou, Thomas, Mazuco, Andrade, Lacava, Batistão, então, pra quem tem tão pouco, ser cirúrgico e certeiro é mais do que ideal, é obrigatório… Que essa direção entenda seus erros, acerte o caminho na montagem do time, e vamos em frente, não dá mais pra aceitar numa boa ver esse elenco tão medíocre… Ontem, foi muito irritante ver as mesmas coisas de sempre, com Carile, Holán, Diniz… Passou-se a semana toda dizendo que o Bustos trabalhou bastante o conceito de intensidade, e como os caras entram em campo ?? Do mesmíssimo jeito de sempre, com aquele compromisso tradicional pós feijoada…. Precisamos pra ontem mudar esse elenco, e cabe a direção realizar esse trabalho, com Marcos Guilherme que mal tem força pra bater na bola, Camacho que a gente não sabe o que faz em campo, e baliero na lateral, pode chamar o Rinus Michels pra treinar essa perebada que será vergonha atrás de vergonha… Boa tarde a todos.
Caraca! Traduziu exatamente o que eu penso. O Rueda é um excelente presidente! O departamento de futebol (principalmente o Mazzuco) é que é o responsável. Eles trabalham com o orçamento que o presidente dá e, se não o utilizam eficientemente, o presidente troca. O Edu Dracena tem feito um bom trabalho com esse mesmo orçamento. Se não renovou com os laterais da base, tem motivos. Confio no Dracena.
Parabéns pelo artigo, nobre colunista!