Felipe Jonatan perdeu espaço no Santos (Crédito: Divulgação)

Após a saída do lateral-esquerdo Jorge, no final de 2019, Felipe Jonatan se tornou o único jogador da posição no Santos por duas temporadas. O Peixe estava enfrentando o transfer ban e não podia registrar contratações. Além disso, o momento financeiro também não ajudava.

Mas a ascensão de Lucas Pires fez com que este cenário mudasse. Sua estreia no time principal ocorreu no dia 2 de fevereiro, no triunfo por 2 a 1 no clássico contra o Corinthians, na Arena Itaquera, e após três partidas entrando na segunda etapa, Lucas Pires assumiu a titularidade da equipe, o que fez o camisa 3 “sumir” do time.

Em 2020, Felipe teve a temporada com o maior número de jogos no Santos. Ao todo, foram 61 jogos, dois gols e seis assistências. Em 2021, foram mais 58 jogos, dois gols e cinco assistências. Já nesta temporada são 10 jogos, sem gols marcados ou assistências. Ao todo, desde 2019, foram 162 jogos, seis gols e nove passes.

Com este cenário, o Peixe não descarta uma possível negociação envolvendo o atleta. Felipe Jonatan vê com bons olhos uma possível saída para o futebol europeu. Em fevereiro, o Santos chegou a negociar o lateral com o Fenerbahçe, da Turquia, mas detalhes afastaram o acordo.

No futebol brasileiro, Felipe também foi procurado. Em maio de 2021, o internacional chegou a fazer uma proposta pelo jogador, mas o Peixe foi resistente e recusou. A direção liderada por Andres Rueda, à época, não quis ‘reforçar’ um rival direto.

No empate contra o Athletico-PR por 2 a 2, neste sábado, pelo Campeonato Brasileiro, o jogador entrou aos 31 minutos da segunda etapa. Como titular, sua última aparição foi contra o Universidad Católica, na vitória por 1 a 0. Na oportunidade, foi o capitão da equipe.

Recentemente, em entrevista à Band Sports, o presidente Andres Rueda falou sobre possíveis vendas no meio do ano, mas negou que o clube esteja “desesperado” para negociar seus atletas.

“Não temos jogadores inegociáveis. Aparecendo propostas interessantes a gente vai estudar. Mas sem o carimbo de clube desesperado. O Santos não está nessa situação”, disse o presidente.

Felipe Jonatan chegou ao Santos em março de 2019, vindo do Ceará. O Peixe pagou cerca de R$ 6 milhões pelo lateral. Com Fábio Carille, no final da temporada passada, o camisa 3 chegou atuar como volante após a lesão de Guilherme Camacho, o que rendeu elogios em sua atuações. Seu contrato com o Alvinegro da Vila Belmiro vai até fevereiro de 2025.

Vale destacar que em setembro de 2019, Felipe Jonatan foi convocado para a Seleção Olímpica para disputar amistosos contra Venezuela e Japão. Ele entrou no segundo tempo contra a equipe asiática na vaga de Caio Henrique.