Táchira eliminou o Santos em plena Vila Belmiro (Crédito: Divulgação / Táchira)

O Santos entrou para a história do futebol Sul-Americano. O motivo, porém, foi negativo. Após o empate no tempo normal com o Deportivo Táchira, na Vila Belmiro, o Peixe perdeu nos pênaltis para a equipe venezuelana e deu adeus ao sonho do título da Copa Sul-Americana.

Foi a primeira vez em toda história que o time venezuelano não foi derrotado atuando no Brasil. Na soma de todos os jogos, foram 14 partidas no Brasil e 14 derrotas. A equipe sofreu 51 gols e balançou as redes apenas seis vezes.

Neste ano, o Deportivo Táchira disputou a Copa Libertadores da América, e esteve no grupo do Palmeiras. O clube perdeu os dois jogos, em casa e fora, no agregado levou oito gols e marcou apenas um. A campanha da equipe na primeira fase foi de 2 vitórias, um empate e três derrotas. 14 gols sofridos e oito feitos.

História de Santos e times venezuelanos

O Peixe nunca perdeu para algum time da Venezuela e soma 12 jogos, com 8 vitórias e 4 empates, com 26 gols marcados e 10 sofridos. São 4 amistosos, 6 jogos pela Libertadores, 1 jogo pela Sul-Americana e um em torneio internacional.

Vitórias como visitante diante o Deportivo Español, Deportivo Galícia (2) e Seleção da Liga Venezuelana. Até a Seleção da Venezuela já foi adversária do Peixe, no Torneio Internacional em Curaçao, em 1984. O Santos venceu o confronto por 1 a 0. Peixe também enfrentou o Caracas, o próprio Táchira e o Deportivo Lara pela Libertadores.

O Santos enfrentou o adversário ainda na fase de grupos da Copa Libertadores de 2011 em que conquistou o TriCampeonato. O Peixe, inclusive, também havia empatado na Venezuela, em 0 a 0, mas venceu em casa por 3 a 1, o placar que daria a classificação na Sul-Americana deste ano.