Vitor Alves foi revelado pelo time do Santos (Crédito: Divulgação/Mafra)

Prestes a se apresentar ao Mafra, de Portugal, para a temporada 2022/23, o atacante Vitor Alves, de 24 anos, comemora o início de sua segunda temporada no futebol europeu. Até chegar aqui, o garoto, natural de Arinos, no interior de Minas Gerais, passou por diversos times do Brasil e rodou o mundo, aceitou proposta de contrato por ‘direct’ do Instagram e até contou com a ajuda de um astro brasileiro durante sua carreira.

Logo no início de sua carreira, em 2012, após trocar definitivamente as quadras de futsal pelo campo, Vitor Alves já chamou a atenção de um gigante. Destacou-se em um campeonato Sub-15 em Minas foi transferido ao Santos para integrar a equipe Sub-15.

Entre 2015 e 2016, enquanto estava sem clube e precisava se manter em forma para atuar, Vitor teve uma ajudinha de um jogador de carreira internacional: o volante Sandro, ex-Tottenham, é seu amigo e ofereceu a fazenda dele para que treinasse. O garoto fez bom uso da estrutura de treinamento completa que o local oferecia e conseguiu ser aprovado na equipe Sub-20 do Goiás onde disputou a Copa Ipiranga e a Copa São Paulo em 2016.

“Sou muito grato ao Sandro pela ajuda que me ofereceu na época. Jogador de futebol não pode ficar sem treinar e precisa estar sempre pronto para atuar, então foi algo muito importante para mim”, relata o atacante.

Após completar sua formação nas equipes Sub-19 e Sub-20 do Santos em 2016 e 2017, Vitor Alves foi para o Gainare Tottori, da terceira divisão japonesa, já como profissional, onde ficou entre 2018 e 2019. Em 2020, após uma rápida passagem pelo Manama Club, no Bahrein, Vitor voltou a atuar no país após receber uma proposta de contrato de maneira inusitada.

O técnico do Al Riffa enviou a oferta de contratação através do direct do Instagram ao atacante.

“Foi algo bastante surpreendente. Estava olhando minhas redes sociais quando recebi a mensagem e vi que era uma proposta de transferência. Consegui me comunicar em inglês com o treinador e fui para o Al Riffa. Que bom que deu certo. Lá foi um país que gostei muito de jogar”, comentou o atleta.

A proposta inusitada gerou bons frutos e o atacante viveu bom momento no clube árabe. Foi campeão nacional e da Copa do Rei na temporada 2020/21. Apesar da boa experiência, Vitor Alves tinha o desejo de disputar uma liga mais competitiva, então aos 23 anos, se transferiu para o CD Mafra, da segunda divisão de Portugal, em junho de 2021.

O atacante se adaptou rapidamente e se tornou titular e um dos destaques da equipe. Na temporada 2021/22 com a equipe portuguesa, Vitor fez três gols em 29 partidas e a ajudou a alcançar um feito histórico: chegaram até a semifinal da Taça de Portugal, derrotando equipes da primeira divisão, como Moreirense e Portimonense.

“Foi muito bom poder ter entrado em campo tantas vezes durante a temporada e fiquei feliz por ajudar a equipe a chegar tão longe na Taça de Portugal. O grupo ficou todo muito feliz por ter feito história no clube”, afirmou Vitor.

Na temporada 2022/23, o jovem atacante que tem Ronaldo Fenômeno como ídolo espera ajudar o Mafra com mais participações em gols e almeja conquistar um título pela equipe.