Newton Drummond foi apresentado ao elenco do Santos (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

Newton Drummond, novo executivo de futebol do Santos, foi apresentado ao elenco e a comissão técnico do clube nesta quinta-feira (14). O dirigente acertou com o clube ainda na quarta-feira (13) e chegou a acompanhar a vitória santista sobre o Corinthians por 1 a 0, na Vila Belmiro, pelo duelo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil.

“Muito honroso vir trabalhar no Santos, uma satisfação muito grande estar com vocês. Vamos trabalhar em conjunto, sou cara bastante direto, objetivo, não gosto de enrolação. Trabalho é todo dia juntos, além de todos os funcionários que estão aqui com um único objetivo só: atingir o máximo que a gente pode atingir. Temos que ser competitivo. O meu trabalho aqui é fazer com que vocês tenham essa condição, o objetivo é conjunto, isso é coletivo. Temos que trabalhar juntos e vamos trabalhar juntos.”, ressalta o dirigente.

Conhecido como Chumbinho, o executivo vem de longa bagagem no futebol de base, profissional e conselho dos clubes. Tudo começou em um futebol despretensioso com amigos em um sítio. As pessoas envolvidas eram torcedores do Internacional e, paralelamente a isso, estavam na política do time Gaúcho. Entre eles, Fernando Carvalho, ex-presidente do Internacional, que foi o padrinho em seu começo.

Em 1995, Carvalho assumiu o comando da base do Internacional e o convidou para ajudar. Até ali, Drummond trabalhava como Engenheiro Civil. Foi a primeira experiência em um clube de futebol como dirigente. Em 2000, chegou a ser Conselheiro do clube.

No time Colorado, viveu os melhores momentos da sua carreira: nos nove anos em que esteve no Beira-Rio, não ficou um ano sem títulos: sete estaduais (2002/03/04/05/08/09/11), duas Libertadores (2006/2010), um Mundial Interclubes (2006), duas Recopas Sul-Americana (2007/2011), uma Copa Sul-Americana e uma Dubai Cup (2008) e uma Suruga Bank (2009).

Seu currículo conta com participações no Vitória, da Bahia, antes de retornar ao Internacional entre 2013 e 2014. Em 2016, voltou ao Colorado para tentar evitar uma queda para segunda divisão, sem sucesso. Após isso, passou por Vasco, em 2018, foi executivo de futebol da Chapecoense em 2018-2019 e head esportivo do Coritiba, em 2021, seu último trabalho.