Jogadores do Santos comemoram o gol de Léo Baptistão contra o Botafogo (Crédito: Ivan Storti/SantosFC)

Em uma atuação sem brilho, mas eficiente, o Santos venceu o Botafogo por 2 a 0 na noite desta quarta-feira, na Vila Belmiro, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols do Peixe foram marcos por Léo Baptistão e Marcos Leonardo, que completou 100 jogos com a camisa do Santos.

Com o resultado, o Santos subiu para a nona colocação na classificação, com 25 pontos ganhos. Na próxima rodada, domingo, o Peixe enfrenta o Fortaleza, no Castelão.

O jogo

A primeira chance do jogo foi do Botafogo. Logo aos quatro minutos, o volante Tchê Tchê arriscou de fora da área e o goleiro João Paulo fez a primeira boa defesa. O Santos deu troco na mesma moeda. Aos cinco minutos, Rodrigo Fernandez arriscou da entrada da área e a bola passou à direita do gol de Gatito.

O time visitante seguiu mais perigoso. Aos 12 minutos, Lucas Fernandes arriscou de fora da área e a bola explodiu no travessão. Aos 14, Matheus Nascimento recebeu na área e chutou, mas João Paulo fez uma boa defesa.

Mesmo pior em campo, o Santos abriu o placar. Aos 33 minutos, Bruno Oliveira cobrou falta da direita, Eduardo Bauermann desviou de cabeça, a bola ficou viva na área e Léo Baptistou chutou para o gol.

O gol deu mais confiança ao Peixe. Aos 35 minutos, Zanocelo recebeu na entrada da área e chutou colocado, mas Gatito fez boa defesa e mandou para escanteio.

O Botafogo teve uma chance clara para empatar aos 42 minutos. Jeffinho arrancou pelo meio e tentou toque para Matheus Nascimento, a defesa afastou e Lucas Fernandes pegou de primeira no rebote, mas a bola passou raspando a trave esquerda de João Paulo. Aos 48, Lucas Fernandes cobrou falta da entrada da área e João Paulo mandou para escanteio.

O Santos se fechou no segundo tempo e passou a explorar os contra-ataques. Em um deles, aos 19 minutos, Felipe Jonatan recebeu na entrada da área e chutou forte, mas Gatito mandou para escanteio.

Em outro contra-ataque, o Peixe ampliou. Marcos Leonardo se antecipou ao zagueiro Kanu, avançou pela direita, invadiu a área e soltou a bomba para vencer o goleiro Gatito no seu 100º jogo com a camisa do Santos.

O Botafogo ainda tentou diminuir, mas esbarrou no goleiro João Paulo, que fez duas grandes defesas em chutes de Gustavo Sauer, aos 38, e Erison, aos 42 minutos.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 2 X 0 BOTAFOGO

Data e hora: 20 de julho de 2022, às 21h30 (horário de Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Bruno Boschilia (FIFA-PR) e Henrique Neu Ribeiro (SC)
Árbitro de vídeo: Daniel Nobre Bins (RS)

Gols: Léo Baptistão, 33’1ºT (1-0), Marcos Leonardo, 32’2ºT (2-0)
Cartões amarelos: Vinícius Zanocelo, Luiz Felipe (SAN), Marçal e Saravia (BOT)

SANTOS: João Paulo; Madson, Luiz Felipe, Eduardo Bauermann e Felipe Jonatan; Rodrigo Fernández, Vinicius Zanocelo (Camacho, aos 33’/2ºT) e Bruno Oliveira (Carlos Sánchez, aos 14’/2ºT); Léo Baptistão (Weslley Patati, aos 23’/2ºT), Ângelo (Lucas Barbosa, aos 23’/2ºT) e Marcos Leonardo. Técnico: Marcelo Fernandes

BOTAFOGO: Gatito Fernández; Saravia, Philipe Sampaio, Kanu e Marçal; Oyama (Eduardo, aos 14’/2ºT), Tchê Tchê e Lucas Fernandes (Erison, aos 34’/2ºT); Jeffinho (Gustavo Sauer, aos 37’/2ºT), Matheus Nascimento e Vinícius Lopes (Lucas Piazon, no intervalo). Técnico: Luís Castro