Em uma atuação sem brilho, mas eficiente, o Santos venceu o Botafogo por 2 a 0 na noite desta quarta-feira, na Vila Belmiro, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols do Peixe foram marcos por Léo Baptistão e Marcos Leonardo, que completou 100 jogos com a camisa do Santos.
Com o resultado, o Santos subiu para a nona colocação na classificação, com 25 pontos ganhos. Na próxima rodada, domingo, o Peixe enfrenta o Fortaleza, no Castelão.
O jogo
A primeira chance do jogo foi do Botafogo. Logo aos quatro minutos, o volante Tchê Tchê arriscou de fora da área e o goleiro João Paulo fez a primeira boa defesa. O Santos deu troco na mesma moeda. Aos cinco minutos, Rodrigo Fernandez arriscou da entrada da área e a bola passou à direita do gol de Gatito.
O time visitante seguiu mais perigoso. Aos 12 minutos, Lucas Fernandes arriscou de fora da área e a bola explodiu no travessão. Aos 14, Matheus Nascimento recebeu na área e chutou, mas João Paulo fez uma boa defesa.
Mesmo pior em campo, o Santos abriu o placar. Aos 33 minutos, Bruno Oliveira cobrou falta da direita, Eduardo Bauermann desviou de cabeça, a bola ficou viva na área e Léo Baptistou chutou para o gol.
O gol deu mais confiança ao Peixe. Aos 35 minutos, Zanocelo recebeu na entrada da área e chutou colocado, mas Gatito fez boa defesa e mandou para escanteio.
O Botafogo teve uma chance clara para empatar aos 42 minutos. Jeffinho arrancou pelo meio e tentou toque para Matheus Nascimento, a defesa afastou e Lucas Fernandes pegou de primeira no rebote, mas a bola passou raspando a trave esquerda de João Paulo. Aos 48, Lucas Fernandes cobrou falta da entrada da área e João Paulo mandou para escanteio.
O Santos se fechou no segundo tempo e passou a explorar os contra-ataques. Em um deles, aos 19 minutos, Felipe Jonatan recebeu na entrada da área e chutou forte, mas Gatito mandou para escanteio.
Em outro contra-ataque, o Peixe ampliou. Marcos Leonardo se antecipou ao zagueiro Kanu, avançou pela direita, invadiu a área e soltou a bomba para vencer o goleiro Gatito no seu 100º jogo com a camisa do Santos.
O Botafogo ainda tentou diminuir, mas esbarrou no goleiro João Paulo, que fez duas grandes defesas em chutes de Gustavo Sauer, aos 38, e Erison, aos 42 minutos.
FICHA TÉCNICA
SANTOS 2 X 0 BOTAFOGO
Data e hora: 20 de julho de 2022, às 21h30 (horário de Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Bruno Boschilia (FIFA-PR) e Henrique Neu Ribeiro (SC)
Árbitro de vídeo: Daniel Nobre Bins (RS)
Gols: Léo Baptistão, 33’1ºT (1-0), Marcos Leonardo, 32’2ºT (2-0)
Cartões amarelos: Vinícius Zanocelo, Luiz Felipe (SAN), Marçal e Saravia (BOT)
SANTOS: João Paulo; Madson, Luiz Felipe, Eduardo Bauermann e Felipe Jonatan; Rodrigo Fernández, Vinicius Zanocelo (Camacho, aos 33’/2ºT) e Bruno Oliveira (Carlos Sánchez, aos 14’/2ºT); Léo Baptistão (Weslley Patati, aos 23’/2ºT), Ângelo (Lucas Barbosa, aos 23’/2ºT) e Marcos Leonardo. Técnico: Marcelo Fernandes
BOTAFOGO: Gatito Fernández; Saravia, Philipe Sampaio, Kanu e Marçal; Oyama (Eduardo, aos 14’/2ºT), Tchê Tchê e Lucas Fernandes (Erison, aos 34’/2ºT); Jeffinho (Gustavo Sauer, aos 37’/2ºT), Matheus Nascimento e Vinícius Lopes (Lucas Piazon, no intervalo). Técnico: Luís Castro
Mais 3 pontos pra conta, faltam 20 🙏🏻
Os coveiros vão se auto-enterrar? Deveriam.
Bauermann monstruoso. O que importa são os 3 pontos, principalmente devido à suspensão da Vila Belmiro por obra dos cafajestes que a invadiram. Os coveiros lamentam. Os santistas comemoram.
Bom jogo do Santos, mas sofremos demais na nossa defesa que hoje foi muito bem, Eduardo Bauermam fez um Segundo tempo nota 10.
João Paulo Nota 9 .
E no ataque Marcos Leonardo e Leo Baptistao muito bem.
Precisamos corrigir o meio de campo que é a maior deficiência do Santos.Torcendo muito pelo Lisca chegar e arrumar esse meio campo.
Grande Vitória que ajuda o time na tabela.
Faltam 22 pontos para os 47 que e o que importa primeiramente.
Foi tarde arrrentino
Seis vitórias no turno contra os ameaçados de rebaixamento: América, juventude, Coritiba, juventude, Botafogo e Atlético Go. Mais 5 vitórias no 2° turno pra ficar longe do rebaixamento. Hoje Beckembauerman e JP garantiram o resultado
O Santos fez aquilo que podia e era sua obrigação. Nossa realidade é essa e por mais que os imediatistas critiquem, essa é a política certa para que o clube volte a ser respeitado. É lamentável ver pseudo-torcedores criticando a politica financeira austera do presidente que, ao meu ver é o único caminho a ser seguido para evitar a insolvência, como foi o caso do Cruzeiro. Esses, provavelmente nunca pagaram suas faturas em dia e nunca se importaram em ter seus nomes no SERASA !! Chega de amadorismo e de presidentes que obedeciam apenas as exigências das uniformizadas e acabaram afundando o clube. Agora temos um gestor…
Valeu pela vitória, e como não temos time, vencemos pela individualidades.
3 pontos preciosíssimos.
Isso aí, Peixão! Parabéns pela vitória! Foi com menos posse de bola e mais eficiência. O Botafogo jogou muito bem, mas o Santos soube explorar a bola parada e o contra-ataque.
Goleiro (sempre), zaga e ataque, foram muito bem. Gostei muito do rendimento dos três atacantes. O que ficou evidente também, porém, é a deficiência do meio de campo, muito que pelo Zanocelo, penso eu. Rodrigo Fernández é muito raçudo, o Bruno Oliveira procurou jogadas e deu passes importantes. O Zanocelo, por sua vez, errou praticamente tudo que tentou e deu uns chutes lá na Lua. Pelo amor de Deus, treine finalização, desarme e velocidade. As laterais: nenhuma comprometeu hoje (com ressalvas). Madson apareceu mais no ataque e segurou o endiabrado Jeffinho (como joga esse rapaz) e o Felipe Jonatan também atuou relativamente bem, mas muito pela cobertura do Bauermann, que foi um monstro.
Isto posto, precisamos de um segundo volante e laterais.
Engraçado. Para vir cornetar, chega a ter 70 comentários.
Agora, para elogiar quando vence… Dá para ver quem quer o bem do Santos e quem só é corneteiro mesmo.