Miguelito apareceu no BID (Crédito: Reprodução)

O meia boliviano Miguel Terceros, Miguelito, foi regularizado no BID da CBF na manhã desta quinta-feira (21). Ele fica à disposição do técnico Orlando Ribeiro para atuar na categoria Sub-20, que terá clássico contra o Corinthians no domingo (24), às 16h, no Parque São Jorge pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro Sub-20. A partida terá transmissão na Band.

Depois de quatro anos de espera, o Santos está finalmente liberado para contar com a promessa boliviana. No clube desde os 14 anos, ele completou 18 em abril e só agora em julho com a abertura da janela de transferências internacional pôde ser registrado na CBF pelo clube.

Miguelito, como pretende ser chamado, assinou seu primeiro contrato com o clube quando completou a maioridade em abril, pois a Fifa proíbe transferências internacionais de menores de 18 anos. No entanto, a janela estava fechada e só agora poderá vestir a camisa do Peixe oficialmente.

Com contrato até abril de 2027, ele é natural de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Ele chegou ao Peixe por meio de intercâmbio promovido em parceria com o projeto Bolívia, fundado em 2013 e que tinha como meta servir a Seleção Boliviana com jogadores próprios até o ano presente em seu nome.

O meia chegou ao Brasil no final de 2018 e se destacou em uma Copinha Sub-14, promovida pela Federação Paulista. Em 2019, também chamou a atenção na Copa Nike Sub-15. Por não estar registrado pelo clube, ele não pode participar de competições oficiais, como o Paulista e o Brasileiro.

Ele segue o caminho natural para ser um dos destaques da seleção principal da Bolívia. Em 2019, enfrentou Kaiky Fernandes e Ângelo no Sul-Americano Sub-15 e já é convocado para a Seleção Sub-20, mesmo quando tinha apenas 16 anos. No final de 2021, já foi convocado para participar de treinamentos com a seleção principal boliviana no final de 2021, mas ainda não chegou a entrar em campo. No Santos, já vestiu a mítica camisa 10.