O volante João Victor, mais conhecido como “Balão”, completou 50 jogos pelo Santos na vitória sobre o Guarani por 3 a 0 em Campinas na estreia da terceira fase do Campeonato Paulista Sub-20 no último domingo (21).
“Muito feliz em completar meus primeiros 50 jogos com a camisa do Santos Futebol Clube. Foi o time que confiou em mim quando eu era apenas um menino com o sonho de ser jogador, nos campos de várzea do Maranhão. O Santos me deu a oportunidade de jogar no mesmo lugar que o Rei do futebol, e tem sido uma honra para mim viver o dia a dia dentro do clube. A partir de agora é continuar desfrutando dessa experiência e ir em busca de mais 50 jogos, depois mais 50, e mais 50, pois isso é um Orgulho Que Nem Todos Podem Ter!”, comemorou.
João Victor chegou no Santos por indicação do técnico do Sub-20, Aarão Alves na época, e com o apoio do ex-coordenador Felipe Gil. Ele foi um dos destaques do Peixe no vice-campeonato da Copa São Paulo de Futebol Júnior, chegou a treinar com o elenco principal com o técnico Fabián Bustos e hoje é capitão e titular absoluto na categoria Sub-20. O volante tem contrato até 30 de junho de 2023.
Dos 50 jogos foram 46 como titular, 2 gols e uma assistência pela camisa santista. No entanto, o jogador passou por reprovações, perdas e Covid antes de sua chegada ao clube.
Natural de São Luís, do Maranhão, Balão teve sua formação nos campos e praias do bairro do São Francisco e Ponta d’Areia. Com o apoio dos pais, do Sr. Francisco, conhecido como Chic Black, e Dona Francisca junto ao ex-atleta e hoje treinador de futebol Edivaldo Santos. No final de 2018, foi convidado para fazer parte da equipe do São Luís FC. Logo no início do ano seguinte, foi levado para a equipe e disputou o Campeonato Maranhense Sub-16, sendo vice-campeão e melhor jogador da competição.
No ano de 2019, atuou na Copa do Brasil Sub-17 e chegou a jogar contra o Vasco. Apesar da derrota por 3 a 0, o volante foi um dos destaques, o que rendeu convites para fazer uma avaliação no Vasco. Fez testes para o Flamengo, onde ficou uma semana no Ninho do Urubu, em setembro, e não foi aprovado. Na mesma época, ele passou pelo luto da perda de um primo querido.
Continuou treinando e sonhando, até que em fevereiro de 2020 participou de avaliação na Ferroviária, ficou um mês no interior de São Paulo e novamente não foi aprovado. Retornou a São Luís e veio a pandemia do Covid-19. Em julho, foi transferido do São Luís FC para o Moto Club para disputar a Copa do Brasil Sub-20 quando tudo parecia mudar, mas jogou apenas o primeiro jogo e ainda andava cerca de três horas para chegar aos treinos do clube.
Ainda em dezembro pelo Moto Club, atuaria na Copa do Nordeste. O time saiu de Maranhão com os testes de Covid negativos e, quando chegaram em Recife, sede da competição, os testes foram refeitos e João Victor testou positivo. Não jogou a competição, ficou isolado no hotel e, ao retornar em São Luís estava decidido a desistir do futebol.
No entanto, sua vida mudou com a chegada do técnico Junior Amorim, que passou a aproveitar o jogador e logo no primeiro jogo atuou em 10 minutos e deu passe pro gol que classificou o Moto Club para a Copa do Brasil de 2022. Na final do Maranhense, jogou de titular e, assim que terminou o campeonato, recebeu uma proposta do Fortaleza e do Atlético Mineiro, através do avaliador técnico Robson Nascimento, e uma possibilidade do Santos.
Tem que renovar o contrato do Balão urgente e ano que vem, subir o moleque para o profissional definitivamente!!!
TODOS FALAM MUITO BEM DESSE JOGADOR,DEVE SER MUITO BOM DE BOLA MESMO..
Tem futuro e o principal é um garoto com uma humildade incrível. Boa sorte balão.
Anotem e me cobrem, esse garoto será em curto espaço de tempo titular no meio campo, me lembra muito o Arouca, parabéns garoto foco na carreira que vc vai longe