O técnico Fabián Bustos participou do programa El show del fútbol, do canal GolTV, do Equador, e falou pela primeira vez desde sua saída do Santos, sobre a passagem no futebol brasileiro. Recentemente, o treinador voltou ao Barcelona.
O treinador chegou ao Santos em fevereiro de 2022 para vaga do técnico Fábio Carille. Ao todo, foram 28 jogos, 8 vitórias, 12 empates e 8 derrotas. O argentino deixou o Peixe eliminado na Sul-Americana, próximo de cair na Copa do Brasil e na 10ª colocação do Campeonato Brasileiro.
Ele alegou que a atual diretoria do Santos não cumpriu promessas que haviam sido feitas quando assinou com o clube, em fevereiro, como a contratação do volante Fernando Sobral, do lateral-direito Byron Castillo, hoje no futebol mexicano e do volante Alison.
“Hoje, o melhor treinador do Brasil, que é o Abel Ferreira, fala que a vida de um treinador no Brasil dura três meses. Eu durei quatro meses e meio. A realidade é que algumas coisas não deram certo porque não cumpriram o que prometeram. Falaram que iam trazer o Byron Castillo. O Alison, que estava no Oriente. Tinham prometido o Fernando Sobral, do Ceará, que não conseguiram trazer. Então, trouxeram o Jhojan, que não vinha tendo sequência, o Angulo, que também não tinha sequência. Ficou mais difícil”, disse o treinador.
O treinador argentino ainda rebateu recentes declarações de Ricardo Goulart, hoje no Bahia. O ex-camisa 10 alegou que Fabián Bustos não respeitou sua história. O meia-atacante entrou em campo apenas 30 vezes, marcou quatro gols e deu três assistência.
“O Ricardo Goulart é um ótimo profissional, um grande jogador. Mas deu algumas declarações… foram 30 partidas, em 15 foi titular, 12 ele relacionado e 4 de fora, e falou que eu não respeitei a história dele. O Santos é muita pressão e eles apoiam mais os jogadores da base”, afirma Bustos.
O treinador lamentou a falta de jogadores para montar “duas equipes” e citou a saída do zagueiro Kaiky, para o Almería, da Espanha, como exemplo de dificuldades para competir com outras equipes com elencos maiores.
“Seu eu tiver dois times, é bom. Nós tínhamos um garoto, o Kaiky, que venderam agora. Se eu tiver dois times, posso competir com Flamengo, Palmeiras, Atlético-MG, Athletico-PR, Bragantino. Mas o Santos não tinha duas equipes”, apontou o treinador.
Bustos foi demitido após a eliminação para o Deportivo Táchira, na Copa Sul-Americana. O Comitê de Gestão do Clube aprovou por unanimidade a saída. Estiveram na reunião on-line o presidente Andres Rueda, o vice José Carlos, Dagoberto Oliva, Renato Hagopian, Thomaz Côrte Real e Vitor Loureiro Sion.
“Foram 100 dias, neste período o clube jogou 30 dias. É muito difícil porque não tinha tempo para treinar. Iam fazer uma viagem de cinco horas, para o Norte, de avião, e calor lá. Depois, no Sul, frio. Era jogar, recuperar e treino tático. Isso dificulta o trabalho”, comenta.
“Foi uma experiência bonita, é uma estrutura gigante, que ninguém aqui tem uma estrutura como no Brasil. Mas, para ter uma ideia, o Santos teve o Cuca que está no Atlético, o Diniz no Fluminense, o Carille no Japão, eu, no Barcelona, e o Lisca, que está no Avaí”, completa Bustos.
O Barcelona do Equador anunciou o retorno do técnico Fabián Bustos no dia 10 de Setembro. Desde então, disputou dois jogos e venceu os dois, contra o Macará, por 5 a 3, e o clássico contra o Emelec, fora de casa, por 3 a 1.
Meu Deus, o cara reclama porque não contrataram Fernando Sobral (reserva no Ceará), Alison (Jesus, nunca foi jogador) e Byron Castillo (que tudo indica poderá sofrer punição mesmo). Ou seja, Rueda pode ter errado em outros, mas esses foram mais três acertos (para quem fica falando que só contratou errado). Depois ficam falando que é exterminador de técnico. O erro foi contratar, concordo, mas já que contratou, tem que exterminar mesmo. Antes tarde do que nunca. E outros que foram bem exterminados: Jesualdo, Holan, Diniz e Lisca.
RUEDA o Exterminador !!!!
Nao saber contratar da nisso mesmo.
Cuca Exterminado
Ariel Holan Exterminado
Fernando Diniz Exterminado
Fabio Carille Exterminado
Marcelo Fernandes Exterminado
Fabian Bustos Exterminado
Lisca Exterminado
Orlando Ribeiro ( Quase Exterminado )
Acho que não preciso comentar mais nada.
Cuca pediu demissão, certamente porque queria ir para um clube com mais investimento (e de fato foi). Holan pediu demissão porque inventou de colocar os reservas (não que os titulares fossem grande coisa), quase caiu no Paulista e não aguentou a pressão. O resto, exceto Carille, foi bem exterminado. Antes tarde do que nunca. Clube sem poder de investimento é isso mesmo, os do meio de tabela para baixo vão trocar de técnico com frequência mesmo. O elenco é ruim e o técnico é ruim. Pelo menos tenta achar alguém que, de repente, faça um milagre, assim como achou um goleiro, no meio de um monte de meia-boca, que faz milagres.
Independente de desejos e preferências RUEDA sempre optou pelo mais fácil, demitir os treinadores ou os mesmos caírem fora.
Para quem queria ser diferente no futebol, RUEDA se mostrou na condução do Futebol do Santos um verdadeiro trapalhão e sim um verdadeiro Exterminador de técnicos, por isso o apelidei ” carinhosamente” de RUEDA o exterminador e a próxima vitima a ser exterminada será o Orlando Ribeiro.
Contra fatos não a argumentos.
Uma coisa e a tragédia do futebol e outra coisa e o sucesso inquestionável nas finanças do clube.
Duas coisas que queremos esse ano , 47 pontos e a nossa Nova Arena .
Rótulo não define fatos, houveram motivos para as demissões, e os fatos comprovam que os demitidos não realizaram, em que pese a fragilidade do elenco, um bom trabalho
Eu acredito que não adianta contratar só para dizer que contratou, joh Julio um erro, Carabajal outro erro, Tem que observar mais tinha jogadores arrebentando na serie C e B que poderiam ser aproveitados no Santos, a única contratação acertada por enquanto foi Soteldo, se ainda trouxessem Pituca.Ai Santos tem mordas de negociação, como Marcos Leonardo, Lucas Barbosa, tenta pegar Keno do Atlético MG.
Discordo. Fernandez é excelente, grande contratação. Maicon e Bauerman, não são craques, mas são bons jogadores. E dizer que Marcos Leonardo é moeda de troca com Keno é brincadeira. ML é jovem e muito bom. O problema é que o time não cria jogadas, não há atacante que sobrevive.
O Lucas Lima queria voltar, o ganso queria voltar mas os torcedores que se acham donos do clube fizeram tanta pressão que a diretoria desistiu, talvez hj poderíamos ter um meio de campo, se não fosse essa torcida que só sabe reclamar e antes que alguém fale mas olha oq eles fizeram com santos, aqui nunca ninguém errou , todos são perfeitos.
Lucas Lima? Reserva no Fortaleza? Jogou bem quando depois do primeiro ano no Santos. Fogo de palha, joga nada. E ainda saiu esculachando o clube. Nem pensar.
… depois do primeiro ano no Santos?
Sim mas mesmo assim na minha opinião acho que o Lucas Lima é melhor que qualquer um que tá ali hj, tanto ele como o ganso
Acho o Bustos um excelente Treinador.
Colocou esses Pernas de Pau para treinar em dois Períodos, não dava folga e cobrava os jogadores.
Fizeram uma panela para derrubar o técnico e isso todo mundo sabe.
Bustos não mentiu em nada, prometeram mesmo vários jogadores que não vieram e trouxeram esses lixos no lugar. Aí meu amigo nem GUARDIOLA daria jeito.
A Desclassificação para o Tachira pressionou a direção para demissão de Bustos .
Desejo boa sorte ao treinador Fabian Bustos que na minha opinião poderia ter continuado como escreveu o amigo Mario que o Corinthians perdeu para o Tolima e não demitiu o Tite e depois colheu os resultados.
Mas não era você que vivia criticando a teimosia dele com o 4-3-3 e dizia que já tinha perdido a paciência? Desculpe se eu estiver enganado, são muitas discussões, posso estar completamente equivocado. Se não foi o caso, desculpe mesmo. Pode ter sido outra pessoa.
A Teimosia do Bustos não era com o 4 3 3.
O que eu reclamava e perdia a paciência era com o maldito 4 2 4 que deixava a defesa aberta.
Após a saída do treinador que começaram a pipocar as informações sobre a Panelinha de alguns jogadores e a insatisfação de alguns deles com a questão de treinos em dois períodos , reapresentação após os jogos e etc .
Eu defendi Bustos desde a sua contratação e criticava o esquema tático mas a saída dele se mostrou equivocada pois esses jogadores pernas de pau queriam moleza.
Substituía e escalava muito mal, ess era a opinião geral.
Pior ainda, 4-2-4, que, segundo você mesmo, deixava a defesa aberta. Então como pode ser excelente? E, novamente, o cara está reclamando que não deram para ele Alison e Fernando Sobral! Depois reclama que trouxeram Júlio e Angulo, que não vinham tendo sequência. O que têm a ver os dois primeiros com os outros dois? Nada. Posições diferentes.Tenha paciência.
Amigo Fernando, como sempre, seus comentários são deveras coerentes. Concordo plenamente. O Bustos é um excelente treinador e há fortes evidências de que houve uma panelinha. Comentei isso outro dia, inclusive. Achei interessante ele comentar sobre o Julio e o Angulo. Sempre achei que ele que tinha pedido esses jogadores e, no fim, foi o plano F da gestão, de tantos jogadores que tentaram e não conseguiram. Contrataram por contratar e ficou difícil para ele.
Gosto de utilizar esse exemplo do Tite. Foi mantido e fez uma campanha ótima no Brasileirão, sendo campeão e, no ano seguinte, ganhou a Libertadores e o Mundial. Uma pena que o Bustos não teve o mesmo voto de confiança. Deveriam era ter afastado certos jogadores, isso sim. Mas na dúvida, infelizmente, é sempre o técnico.
A saída de Bustos de mostrou um erro amigo Mario como a saída de Fábio Carille que poderia ter continuado mas a pressão da torcida e dos conselheiros do clube fizeram RUEDA sempre optar pela saída dos treinadores.
Havia panelinha sim e a insatisfação de muitos jogadores com por treinar em dois períodos começando as 8.30 da manhã , isso gerava revolta de alguns jogadores que faziam sim corpo mole.
Ser eliminado para o Tachira com certeza tinha algo estranho no ar , tanto e que Edu Dracena pediu para sair e Bustos acabou demitido .
É muita a incompetência desses gestores, os caras não acertam uma, foi a maior sacanagem o que fizeram com o Fabiano Bustus. Não dá prá entender prá que tanta gente num departamento tão importante ou pelo ao menos deveria ser, pra atrapalhar tanto!!!!
Verdade, o Santos não espera o técnico entrosar o time, com o elenco que tem, fica difícil, se com Alison e pituca diziam que não tinha meio de campo, e agora querem a volta dos dois e mais ganso e etc, dessa maneira não chega a lugar algum, tem que dispensar uns quantos, vender outros e contratar melhor para quem sabe poder voltar a disputar alguma competição com a confiança da conquista.
Se Rueda fosse competente teria colocado nas mãos do Bustos que sempre considerei o técnico ideal para o Santos depois de Sampaoli, João Paulo(John); Castillo(Rodinei), Kayki(Maicon), Bauermann(Jair) e Matreus Bidú()Lucas Pires); Rodrigo Fernandez(Sandry), Pituca(Ivonei), Ganso(Damian Diaz); Marcos Leonardo(Cano), Soteldo(Ângelo)> Mas infelizmente só trouxe tranqueira, aí fica difícil. Mas e grana? se vira nos trinta meu, quem entra na chuva tem que se molhar. Time de futebol vive de títulos, se não disputar pra ganhar vai se definhar, essa é a lógica.
Perfeito a fala do Bustos não tiveram paciência com ele, quanto ao goulart é um jogador que teve sua história mas não conseguiu cumprir o minímo para o que foi contratado ser a liderança do time. E olha que teve oportunidades.
Afinal, nao foi o Bustos que pediu as contratacoes do Jhohan Julio e do Angulo? Agora o cara fala que os dois “reforcos” estavam sem condição?
E vamos combinar, se o Bustos pudesse contar com Kaiky, Fernando Sobral e Alisson, o time ia continuar no mesmo nivel. jogadores comuns que nao fariam diferenca.