O meia-atacante Miguel Terceros, jogador do Santos, conhecido como Miguelito, fez sua estreia no futebol profissional. O Menino da Vila entrou no começo da segunda etapa no amistoso entre a Seleção da Bolívia e Senegal, vencida por 2 a 0 pela Seleção do Continente Africano. E se destacou.
O Boliviano participou de algumas jogadas ofensivas, finalizou ao gol e chegou a fazer fila em uma jogada no meio-campo, na qual só foi parado com falta. Essa jogada viralizou nas redes, já que estava sendo marcado por Koulibaly, zagueiro do Chelsea, Sadio Mané, atacante do Bayern Munique e Ballo-Toure, lateral do Milan.
Jordi Molà, ex-diretor técnico do Barcelona Academy (escola oficial do clube para crianças) nos Estados Unidos e diretor geral do Projeto Bolívia 2022, o mesmo que levou Miguelito ao Santos, elogiou em suas redes sociais a atuação do garoto contra a equipe Senegalense.
“Que Linda imagem. Miguelito com a bola sob controle na presença de Koulibaly (Chelsea), Sadio Mané (Bayern Munique) e Ballo-Toure (AC Milan). Miguel não tem medo do palco e não se importa onde e contra quem joga. Sorria com esse tremendo jogador”, apontou o treinador.
O zagueiro Léo Zabala, também do Santos, foi convocado, mas acabou não sendo relacionado para o jogo. A dupla boliviana desfalcou o Santos na última rodada da terceira fase do Paulista Sub-20, quando a equipe recebeu o Guarani e venceu por 7 a 2. Nas redes sociais, Miguelito comemorou a estreia.
“Dia histórico em minha vida, servir a minha nação através da Seleção não tem preço, agora e trocar o chip e dar tudo por esse time e essa nação que me acolheu Santos. Tenho muitos objetivos em minha vida e vou lutar para consegui-los, dando tudo de mim em cada jogo como se fosse uma final. Vamos Bolívia, vamos Santos!”, afirma o jogador.
A carreira do meia-atacante
Miguelito é uma das maiores promessas do futebol boliviano. Ele chegou ao Peixe por meio desse intercâmbio que hoje conta com a participação de Molà. Fundado em 2013, o objetivo é servir a Seleção Boliviana com jogadores próprios.
O meia chegou ao Brasil no final de 2018 e se destacou em uma Copinha Sub-14, promovida pela Federação Paulista. Em 2019, também chamou a atenção na Copa Nike Sub-15. Por não estar registrado pelo clube, ele não pode participar de competições oficiais, como o Paulista e o Brasileiro.
Miguel finalmente assinou seu primeiro contrato com o clube quando completou a maioridade em abril, pois a Fifa proíbe transferências internacionais de menores de 18 anos. No entanto, apenas com a abertura da janela pôde vestir a camisa do Peixe oficialmente.
Miguelito cita dificuldade em chegada ao Brasil e agradece ao Santos: “Deu tudo”
Que hermosa imagen. Miguelito con el balón controlado ante la presencia de Koulibaly (Chelsea), Sadio Mané (Bayern de Munich) y Ballo-Toure (AC Milan).
Miguel no le teme al miedo escénico y le da igual dónde y contra quién juegue.
🇧🇴 sonríe con ese tremendo jugador.#bol2022 pic.twitter.com/BmkylLh0xQ
— Jordi Molà (@jordi_mola) September 25, 2022
De repente, está aí a solução. O Diego em 2002 tinha 17 anos e deu conta. Pena que depois fez o que fez, mas isto é outro assunto.
O Miguelito pode ser a alternativa mais viável que o Santos tem hoje para resolver a armação do meio de campo sem tirar o Soteldo da ponta esquerda. Se já jogou e vai jogar contra seleções profissionais, por que não no Santos? Miguelito já!
Rapaz, temos Vecchio Sanches, zumbiluan, caralhojal e zenocego, estamos bem servidos…..
E o Maicon , será que salta mais que um gillete deitado…?
Dale Miguelito!
E por que não alguém com o perfil de Jordí Molà, buscando talentos sulamericanos para o Santos FC lapidar em suas categorias de base? E por que não pensar em centros Meninos da Vila em cidades da América do Sul, principalmente em países como Bolívia e Peru onde há uma maior falta de infraestrutura e metodologia de trabalho? Será que teremos que esperar por resultados e modelos de clubes da europa e de empresas como o grupo City que investe no Brasil, no Uruguai e na Colombia na busca de jovens talentos? Ou será que teremos que nos iludir com intercambios como aquele assinado com o Barcelona por ocasião da venda de Neymar e que não rendeu mais que algumas viagens para a cartolagem e seus familiares e para alguns membros do departamento de futebol?
Esse cara merece muito ter sucesso!
Que humildade esse menino demonstra, além de sempre demonstrar gratidão com o clube que o acolheu.
Que tenha muito sucesso e nos proporcione as alegrias que o torcedor santista merece.
O Miguel está pedindo passagem. No mínimo, o garoto deveria ficar como opção para o meio de campo do Santos FC, que é um dos piores da história do clube. O técnico pode fazer qualquer combinação com os jogadores disponíveis e não vai chegar em algo que funcione.
Miguelito já deveria estar no time principal
Se o Miguelito tem condições de jogar na seleção da Bolívia e não joga do santos ??
E não temos um meia armador ???
Será mais um raio
Já jogou contra o juventude e confesso que gostei do que vi,menino arisco e destemido,um verdadeiro menino da vila,tem um futuro brilhante, só temos que ter paciência e calma para fazer as coisas acontecerem,sem pressa.