Del Valle venceu o São Paulo por 2 a 0 na final da Copa Sul-Americana (Crédito: @sudamericana)

O Independente Del Valle, do Equador, venceu o São Paulo por 2 a 0 na tarde deste sábado, na Argentina, e conquistou o título da Copa Sul-Americana de 2022. Os gols foram marcados por Lautaro Diáz e Faravelli.

O título da equipe equatoriana acaba com a possibilidade de o Brasil ter nove representantes na Copa Libertadores de 2023. O país tem seis vagas pelo Campeonato Brasileiro e uma pela Copa do Brasil. Além disso, os campeões da Copa Sul-Americana e da Copa Libertadores de 2022 também tem vaga garantida na edição do próximo ano.

Como a final da Libertadores terá Flamengo e Athletico-PR, o Brasil terá oito vagas na competição em 2023. Os dois finalistas estão no G6 do Brasileirão e, se continuarem nessas colocações, abrem vaga para o sétimo colocado da competição.

Corinthians, que também está npo G6 do Brasileirão, disputa a final da Copa do Brasil contra o Flamengo. Em caso de título, abre a vaga na Libertadores para o oitavo colocado no nacional.

O Santos ocupa atualmente a décima colocação no Brasileirão, com 37 pontos. O oitavo colocado é o América-MG, com 42 pontos ganhos.