O meia-atacante Miguelito entrou para história na noite deste segunda-feira (10), na vitória do Santos contra o Juventude por 4 a 1, na Vila Belmiro. O jogador se tornou o atleta estrangeiro mais jovem a disputar uma partida no Campeonato Brasileiro.
Aos 34 minutos da segunda etapa, o Boliviano entrou no lugar de Lucas Braga e, apesar do pouco tempo em campo, mostrou personalidade e muito talento. Com 18 anos, cinco meses e 16 dias, ele desbancou o recorde que era do meia Manuel Lanzini, à época no Fluminense, que estreou aos 18 anos e seis meses.
“Primeiramente, agradeço à torcida pelo apoio que vem me dando durante todo esse tempo que estou aqui. Fico muito feliz de poder estrear como jogador profissional num time conhecido a nível mundial. Vou dar meu melhor em cada treino para ter mais minutos e seguir crescendo como jogador “, disse Miguelito após o jogo.
Outro nome na lista que passou recentemente pelo Santos é o meia venezuelano Matías Lacava. Ele atuou no ano passado, contra o Atlético-GO, fora de casa, aos 19 anos. O jogador, porém, teve pouco tempo na Vila: em janeiro, rescindiu com o Alvinegro. Os dados são do site estatístico oGol.
Miguelito é uma das maiores promessas do futebol boliviano. Ele chegou ao Peixe por meio de intercâmbio promovido em parceria com o projeto Bolívia, fundado em 2013 e que tinha como meta servir a Seleção Boliviana com jogadores próprios.
O meia chegou ao Brasil no final de 2018 e se destacou em uma Copinha Sub-14, promovida pela Federação Paulista. Em 2019, também chamou a atenção na Copa Nike Sub-15. Por não estar registrado pelo clube, ele não pode participar de competições oficiais, como o Paulista e o Brasileiro.
Miguel finalmente assinou seu primeiro contrato com o clube quando completou a maioridade em abril, pois a Fifa proíbe transferências internacionais de menores de 18 anos. No entanto, apenas com a abertura da janela pôde vestir a camisa do Peixe oficialmente.
Vale destacar que o jogador retornou recentemente após participar de um amistoso da Seleção Boliviana contra Senegal. O Menino da Vila recebeu elogios em seu país natal e deve ter uma sequência na Bolívia.
Confira a tabela:
1º- Miguelito (Santos/2022): 18 anos, cinco meses e 16 dias
2º- Manuel Lanzini (Fluminense/2011): 18 anos e seis meses
3º- Dylan Borrero (Atlético-MG/2020): 18 anos e nove meses
4º- Matías Lacava (Santos/2021): 19 anos e 20 dias
5º- Juan Cuesta (Internacional/2021): 19 anos e quatro meses
Miguelito cita dificuldade em chegada ao Brasil e agradece ao Santos: “Deu tudo”
Que tenha muito sucesso com o nosso manto !!!