Mauricio Barbieri foi demitido do Red Bull Bragantino (Crédito: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino)

O Red Bull Bragantino anunciou no fim da tarde desta quinta-feira (20) a saída do técnico Mauricio Barbieri, de 41 anos, um dia após após a goleada sofrida para o Fortaleza, fora de casa, por 6 a 0. O jogo marcou a despedida do treinador do comando da equipe.

“Informamos que Mauricio Barbieri não é mais técnico do Red Bull Bragantino. Agradecemos ao treinador pelo trabalho realizado desde 2020 e desejamos sucesso na sequência de sua carreira. O auxiliar Cláudio Maldonado e o preparador físico Gustavo Araújo também deixam a comissão técnica do clube. Agradecemos igualmente, aos dois, pelo trabalho que desempenharam no Massa Bruta. O auxiliar técnico Márcio Freitas comandará a equipe na última partida do Brasileirão”, disse o clube, em nota.

O treinador chegou ao Red Bull Bragantino no final de 2020 e comandou a equipe em 160 jogos, sendo 63 vitórias, 47 empates e 50 derrotas. À época, superou a má fase, livrou a equipe do rebaixamento e classificou a equipe para a Copa Sul-Americana, torneio em que foi vice-campeão, perdendo a decisão contra o Athletico.

Um dos grandes feitos do treinador foi conseguir levar o Massa Bruta para a fase de grupos da Copa Libertadores da América. No Brasileirão 2022, porém, não vinha bem. Ele deixou a equipe na modesta 14ª colocação, com 44 pontos, 11 vitórias, 11 empates e 15 derrotas. Foram 49 gols feitos e 58 sofridos.

E a saída pode ser positiva para o Santos. Nos últimos dias, o Peixe foi autorizado pelo time do interior a conversar com Barbieri. O primeiro bate-papo foi considerado positivo, apesar de não ter acontecido nenhuma proposta. O presidente Andres Rueda quis saber do treinador quais os planos para a carreira e sua metodologia de trabalho.

Barbieri é bem avaliado internamente, e é considerado um dos técnicos promissores pela direção santista. Com as dificuldades em relação aos treinadores estrangeiros, principalmente pela forte concorrência, o Alvinegro vê o Barbieri como acessível aos planos.

O objetivo do Santos é encaminhar a contratação de um técnico e executivo de futebol até o final da próxima semana. Em seguida, a montagem do elenco deve começar de imediato. O Peixe tem jogadores retornando de empréstimo, em fim de contrato e alvos no mercado, mas aguarda o ‘ok’ do futuro comandante para dar andamento.

Leia também: