Buião assumiu o comando da equipe Sub-20 do Santos em oito jogos no Paulista (Crédito: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)

O Santos conquistou título do Santos no Campeonato Paulista Sub-20, neste sábado, na Vila Belmiro. No banco de reservas, o Peixe foi comandado por Antônio Carlos Buião. Porém, o treinador esteve à frente da equipe em poucos jogos.

Com a demissão de Lisca, técnico da equipe profissional do Santos, Orlando Ribeiro, que era o comandante do Sub-20, assumiu a equipe interinamente. Assim, o auxiliar Buião passou a ser o treinador do Peixe no Campeonato Paulista.

O primeiro jogo em que Buião esteve na beira do campo foi na vitória contra o Desportivo, por 3 a 0, fora de casa. Ao todo, foram oito jogos, cinco vitórias, uma derrota e dois empates. Sua equipe marcou 23 gols e sofreu oito. Para auxiliar, porém, o título é de Orlando Ribeiro.

“Sem dúvida nenhuma. O Orlando tem 99% de participação no título. Eu peguei oito jogos, a parte toda é dele, do Juliano. Só demos sequência, temos uma dinâmica de treino parecido. Os Meninos aceitaram a ideia, a proposta. Há 10 anos não conseguia, time do tamanho do Santos não pode ficar todo esse tempo sem título. Estão todos de parabéns e muita alegria ao povo de Santos”, disse o treinador à TV do Paulistão.

Um dos jogos mais importantes durante a campanha, foi a grande virada diante do Ibrachina, nas quartas de finais. Após perder no jogo de ida por 4 a 1, o Peixe precisava reverter o placar em seus domínios, para alcançar a semifinal. E logo no início da partida, o Santos ficou com um atleta a menos em campo, após a expulsão de Derick. E na base da superação e da raça, os Meninos da Vila golearam por 4 a 0.

“Nós demos uma ideia para eles, eles abraçaram. Contra o Ibrachina foi fora da curva, campo ruim, jogamos mal durante 26 minutos e levamos 4 gols. Infelizmente, viemos com uma carga pesada em Santos. Conversamos durante a semana, falamos que era possível, eles acreditaram e compraram a nossa ideia. Hoje, com o título, conquistaram o título. Contra o Ibrachina, realizamos uma grande partida com um a menos. O Derick foi expulso com 18 minutos, mas conseguimos fazer quatro gols. Ali nosso time subiu como rojão”, completa Buião.

Leia também: