Cueva pode ficar fora de vários jogos do Santos nesta temporada (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O Santos reforçou-se com vários estrangeiros neste ano (são sete inscritos no Campeonato Paulista), mas isso tem um preço: alguns deles vão desfalcar várias vezes o time ao longo da temporada por causa dos jogos de suas seleções. É o caso do meia Christian Cueva, um dos jogadores mais importantes da equipe do Peru.

A culpa por essa situação, evidentemente, é do calendário brasileiro. Como os jogos não param nas “datas Fifa”, quem tem muitos atletas com potencial para jogar nas seleções sofre. Assim como sofrem os jogadores, divididos entre o desejo de defender o clube e o orgulho de vestir a camisa de seu país. Cueva, por exemplo, não quer ter de fazer essa escolha.

“É algo que os treinadores teriam de falar entre eles. Nós, jogadores, temos de estar aptos”, comentou o meia. “Eu gostaria de estar em todos os jogos com meu clube e também com a seleção, mas não dá para se dividir. Vamos ver o que acontece, não sabemos ainda, temos de pensar primeiro na partida de sábado e depois vemos o que acontece”, completou ele, referindo-se ao jogo contra o Oeste, neste sábado, às 19h, no Pacaembu, pelo Campeonato Paulista.

O Santos começará a ter problemas já neste mês, quando haverá a primeira “data Fifa” do ano. Carlos Sánchez já foi pré-convocado para a seleção do Uruguai e poderá desfalcar o Peixe em três partidas. O mesmo pode ocorrer com Cueva, Derlis González, Yeferson Soteldo e Felipe Aguilar.