Elder Campos teve 75% de aproveitamento em toda temporada Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)

Vivendo os últimos dias de trabalho antes das férias, o técnico Elder Campos fez um balanço da temporada nas categorias de base do Santos. O treinador acredita que o saldo foi positivo à frente das equipes sub-20 e sub-17 após o vice-campeonato da Copinha e o título da Paulista Cub.

“Iniciamos o ano fazendo uma grande campanha na Copa São Paulo. Ao contrário do que muitos esperavam, passamos por adversários fortes e disputamos a decisão com o Palmeiras. Em seguida, assumi o sub-17 e chegamos às semifinais tanto no Paulista quanto no Brasileiro, sendo que na competição nacional o clube nunca havia passado da primeira fase. E, para encerrar 2022, conquistamos em novembro o título da Paulista Cup Sub-16, superando na final o Palmeiras na casa deles. Foi uma temporada bastante positiva”, avalia.

O ex-volante, que como atleta do Peixe levantou as taças do Rio-São Paulo em 1997 e da Copa Conmebol, no ano seguinte, fez questão de dividir os méritos.

“No futebol, todas as conquistas são coletivas. Nada disso seria possível sem o talento e empenho do elenco, além da competência e dedicação da diretoria, comissão técnica e grupo de apoio”, completa.

Ao longo do ano, Elder comandou o Alvinegro em um total de 70 jogos, sendo 11 pela categoria sub-20 e 59 à frente do sub-17. Foram 49 vitórias (o equivalente a 70% das partidas), 12 empates (17%) e somente nove derrotas (13%), com 181 gols marcados e 69 sofridos.

“A temporada foi muito desgastante, com jogos, viagens e pouco tempo para treinos e recuperação. Mesmo assim, tivemos um aproveitamento de 75,7% dos pontos disputados e um saldo positivo de 112 gols. São números excelentes, mas em 2023 vamos trabalhar para que eles sejam ainda melhores e, principalmente, seguir lapidando os atletas para que eles cheguem cada vez mais bem preparados para o elenco profissional”, finalizou o treinador da base alvinegra.

Leia também: