Yeison Mendoza (esquerda) e Steven Mendoza (direita), irmãos (Crédito: Reprodução)

Anunciado como reforço do Santos na tarde da última quinta-feira (08), o atacante Steven Mendoza, de 30 anos, passou por um drama familiar e pessoal recentemente. E, definitivamente, o baque foi grande para o jogador.

Em setembro de 2019, enquanto deixava a casa da mãe, em Villas de San Joaquín, na cidade de Cali, na Colômbia, Yeison Mendoza, irmão do atleta, foi morto a tiros por um motociclistas. O caso segue em investigação, mas a imprensa colombiana diz que foram cerca de 11 disparos.

“Ele foi comer na companhia de uma senhora, que estava com ele no momento do ataque, e depois vai para a casa da mãe dele. Nesse momento pedem um Uber para que o acompanhante que estava no veículo com ele seja transportado para outro local de Cali e é aí que chega a motocicleta RX preta com dois indivíduos”, disse o Coronel Ronald Hayden Coy Ortiz, responsável pela Polícia Metropolitana de Cali, no dia do ocorrido.

Yeison Mendoza também era jogador de futebol e passou por Orsomarso SC, Llaneros FC e Valledupar, todos do futebol colombiano. Em 2015, o ex-jogador realizou testes na Portuguesa de Desportos, mas não foi aprovado e retornou para Colômbia.

Um mês antes, em rua de Medellín, o novo reforço do Santos estava parado no trânsito quando dois homens o abordaram com uma arma para um assalto. Mendoza teve duas correntes e uma pulseira de ouro roubadas.

Por ser um jogador conhecido nacionalmente e, na época, em um clube de futebol europeu, o caso tomou proporções grandes. O prefeito de Medellín, Federico Gutiérrez, chegou a postar em suas redes sociais que os pertences foram recuperados.

“Recuperamos e devolvemos os pertences roubados de um cidadão na quarta-feira. Os quatro envolvidos foram identificados e serão capturados. Eu garanto a vocês”, escreveu Federico Gutiérrez.

Mendoza supera drama família e chega à Seleção

Após esses episódios, Mendoza precisou de um tempo para se recuperar. E a volta aos campos não foi “planejada”. Na metade do segundo semestre, o técnico Luka Elsner, do Amiens, da França, precisou utilizar o jogador por falta de opções.

E a “última chance” do jogador foi muito bem aproveitada. Com apenas 106 segundos em campo, Mendoza aproveitou cruzamento e balançou as redes. Na comemoração, uma camisa com a foto de Yeison Mendoza e os dizeres: “É pra você, irmãozinho”.

Pouco tempo depois, Mendoza foi convocado para Seleção Colombiana e entrou em campo contra o Equador. O jogador se transferiu para o Ceará antes de chegar ao Santos e viveu bons momentos no time nordestino. Ao todo, foram 96 jogos, 24 gols marcados e nove assistências com a camisa do Vozão.

Veja o vídeo abaixo divulgado pela imprensa da Colômbia: