O Flamengo anunciou nesta terça-feira a contratação do técnico Vitor Pereira, ex-Corinthians, em substituição da Dorival Jr. Com isso, 10 dos 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro 2023 serão comandados por técnicos estrangeiros. Sete portugueses, dois argentinos e um uruguaio. Apenas América-MG, Athletico-PR, Corinthians, Fluminense, Goiás, Grêmio, Internacional, São Paulo, Vasco e o próprio Santos serão comandados por brasileiros.
O Peixe inicia o Brasileirão sob o comando de Odair Hellmann. Neste ano, começou a trajetória da competição com o argentino Fabián Bustos. Em 2021, teve Diniz; Cuca em 2020 e o argentino Sampaoli em 2019. Nos últimos anos, o Santos teve quatro treinadores estrangeiros no comando: Jorge Sampaoli (2019 – argentino), Jesualdo Ferreira (2020 – português), Ariel Holan (2021 – argentino) e Fabián Bustos (2022 – argentino).
Melhor desempenho com gringo no comando do Santos foi em 2019 com Sampaoli ficando na segunda colocação do campeonato. Somou 22 vitórias, 8 empates e 8 derrotas com 60 gols marcados e 33 sofridos. Jesualdo Ferreira foi demitido antes do início do Brasileiro assim como Ariel Holan. Bustos fez 15 jogos com 4 vitórias, 7 empates e 4 derrotas.
Veja os técnicos dos clubes da Série A:
- América-MG (Vagner Mancini)
- Athletico-PR (Paulo Turra)
- Atlético-MG (Eduardo Coudet – argentino)
- Bahia (Renato Paiva – português)
- Botafogo (Luís Castro – português)
- Red Bull Bragantino (Pedro Caixinha – português)
- Corinthians (Fábio Lazaro)
- Coritiba (Antônio Oliveira – português)
- Cruzeiro (Paulo Pezzolano – uruguaio)
- Cuiabá (Ivo Vieira – português)
- Flamengo (Vitor Pereira – português)
- Fluminense (Fernando Diniz)
- Fortaleza (Juan Pablo Vojvoda – argentino)
- Goiás (Guto Ferreira)
- Grêmio (Renato Gaúcho)
- Internacional (Mano Menezes)
- Palmeiras (Abel Ferreira – português)
- Santos (Odair Hellmann)
- São Paulo (Rogério Ceni)
- Vasco (Maurício Barbieri)
Leia também:
Deixar um comentário