Cristiane é uma das maiores artilheiras da história das Sereias (Crédito: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)

A atacante Cristiane, de 37 anos, viveu sua melhor temporada desde que retornou ao Santos, em 2020. À época, ela deixou o São Paulo em meio turbulências. A jogadora chegou a criticar a estrutura oferecida, precisou enfrentar lesões após a disputa do Mundial Feminino e não conseguiu render o esperado.

No Santos, porém, a situação foi diferente. A maior artilheira dos jogo Olímpicos se sentiu em casa no retorno, recuperou a parte física e melhorou os números. Em sua primeira temporada, foram 8 gols em 21 jogos, além de duas assistências. No ano seguinte, foram 29 jogos, oito gols e três assistências. Ela conquistou a Copa Paulista em 2020. Mas o melhor ainda estava por vir.

Em 2022, foram 34 gols em 33 jogos, além de 12 assistências. A camisa 11 do Peixe alcançou os melhores números que a colocam novamente no radar da técnica Pia Sundhage. Nos bastidores, a comissão técnica e responsáveis pelo futebol feminino do Alvinegro acreditam que, pela temporada, Cris já deveria estar de volta à Seleção. Existe a expectativa da artilheira ser chamada nas próximas convocações, em amistosos preparatório para a Copa do Mundo do ano que vem.

“É difícil falar porque eu estou muito feliz. Foi um ano importante individualmente. Mas é claro que eu não ganhei sozinha, preciso de todas ali, comissão técnica, atletas, diretoria, Xavi (coordenador de futebol do Santos), minha família, minha esposa, filho, meu empresário. A Salete que trabalha comigo individualmente. Tem muita gente envolvida para acontecer isso aqui esse ano. Claro, tem toda dedicação que eu sempre tenho com o futebol, com o meu trabalho e amor que tenho por ele. Obrigado as pessoas que acreditaram no meu trabalho. Obrigado aqueles que continuaram do meu lado mesmo quando eu estava lá embaixo. Esses são os mais importantes. Isso aqui é o fruto do trabalho feito com todos vocês”, disse Cristiane ao receber o prêmio de craque do Campeonato Paulista.

Pelo Santos, Cristiane já foi duas vezes campeã da Copa Libertadores, uma da Copa do Brasil e uma do Campeonato Paulista. Ela é a segunda maior artilheira das Sereias da Vila com 105 gols em 110 jogos. Seu novo contrato com o Peixe vai até 2024.

Em depoimento recente ao DIÁRIO DO PEIXE, a camisa 11 falou sobre a possibilidade de encerrar a careira no Santos e vive a importância de voltar a ser campeã na Baixada Santista.

“Eu acho que aposentadoria é cedo. Acredito que tenha mais uns três anos de carreira, me cuido muito para isso. Não sei o que pode acontecer. Cada vez que eu renovo com o clube é uma alegria muito grande. Faz um tempo que não conquistamos um título de expressão e é impossível não sentir falta disso. E, precisamos, de novo, trazer isso para dentro do clube”, disse a jogadora.

Depois de quatro anos, o Peixe voltou a disputar uma final de estadual, com Cristiane titular. A equipe ficou com o vice-campeonato Paulista. Agora, Aline Xavi, coordenadora de futebol feminino das Sereias da Vila, vê o time de volta ao protagonismo e falou em “reforços de peso” para 2023″.

Confira os números de Cristiane desde que retornou:

2020

Jogos: 21

Gols: 8

Assistências: 2

2021

Jogos: 29

Gols: 8

Assistências: 3

2022

Jogos: 33

Gols: 34

Assistências: 12

Leia também: