O Santos demorou a confirmar o técnico e o gerente de futebol, perdeu dois dos destaques do time em 2017 (Lucas Lima e Ricardo Oliveira) e, por enquanto, só acertou a contratação do lateral-esquerdo Romário, ex-Ceará. Nem por isso o volante Renato acredita que o Peixe seja a quarta força do Paulistão 2018.
“Não existe quarta força. Isso fica para vocês (imprensa), vocês que intitulam isso. Os quatro grandes de São Paulo têm chances de conquistar o título. Eles têm as suas forças, nós temos as nossas”, afirmou o jogador.
Em 2017, o Corinthians foi apontado por comentaristas como a quarta força do Estado e levou o título da competição. Os jogadores e o técnico Fábio Carille admitiram que o “menosprezo” serviu de combustível para a equipe durante a competição.
“Se você colocar (quarta força) por contratação tudo bem, mas contratação não é título garantido. Quando você contrata, o elenco e a qualidade aumentam, mas quem tiver mais disposição e uma regularidade vai ganhar o campeonato. Dentro de campo são onze contra onze”, afirmou o jogador.
Renato lamentou as saídas de Ricardo Oliveira e Lucas Lima, mas espera que o conjunto possa suprir as ausências da dupla.
“São perdas grandes porque são dois jogadores de nível. As mudanças acontecem, a gente gostaria de contar com todo mundo, mas tive uma experiência aqui onde ninguém acreditava e fomos campeões (em 2002). Acho que no futebol o conjunto conta mais que a individualidade”, analisou o volante.
Quarta força é o São Paulo que não ganhou nada nos últimos anos. Já o Santos ganhou a Libertadores, Recopa sulamericana, Copa do Brasil, 2 Brasileiros e 7 paulistões. Quarta força???