Os atacantes Ângelo e Marcos Leonardo, do Santos, apareceram na lista da revista inglesa FourFourTwo entre os 50 jovens mais promissores do futebol mundial. No início de novembro, a CIES (Centro Internacional de Estudo do Esporte) colocou a dupla no Top-10 valores em futuras transferências de jogadores com menos de 20 anos fora das 5 maiores ligas do mundo.
Ambos sempre foram destaque e promessa desde as categorias de base do clube e recebem consultas de equipes da Europa frequentemente. Além disso, acumulam convocações para Seleção de base. O Alvinegro conseguiu a liberação dos atletas da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para a disputa do Paulistão. Eles estavam convocados para o Sul-Americano Sub-20.
O centroavante, de 19 anos, aparece na 35ª colocação e atualmente veste a camisa 9 do Peixe. Ao todo pelo clube, ele possui 117 jogos e 33 gols.
“Direto, veloz e com instinto de caçador, Marcos Leonardo parece um atacante nato, e não apenas um talento astuto colocado no papel de atacante para tentar marcar gols. As estrelas do Santos estão sobrecarregadas com o considerável rótulo de ‘próximo Pelé’, mas este pode ser o melhor ajuste estilisticamente: ele é um matador na frente do gol – mas ainda com aquela arrogância do samba”, comentou a revista.
Marcos Leonardo tem contrato com o Santos até o final de 2026. A multa rescisória do jogador está em 100 milhões de euros (cerca de R$ 610 milhões) e o Santos tem 100% dos direitos do jovem atleta.
Já o camisa 11, com 18 anos, está na 37ª colocação. Ao todo pelo Santos, o Menino da Vila tem 95 jogos e 3 gols.
“O jogador mais jovem do Santos na Copa Libertadores, superando Rodrygo, Ângelo pode estar no mesmo caminho. Uma ameaça na ponta-direita, capaz de abrir caminho através dos adversários como cones, ele é mais um criador do que um finalizador, mas pode até se tornar um meio-campista na Europa. Ele é um para observar – apenas para tentar adivinhar quando na Terra ele vai lançar a bola”, afirmou a revista.
Ângelo tem vínculo até 10 de dezembro de 2024. Ele é o atleta mais novo a marcar um gol na história da Libertadores, aos 16 anos, três meses e 16 dias, contra o San Lorenzo, na vitória por 3 a 1, fora de casa. E entre os brasileiros, ele é o atleta mais novo a atuar na competição, com 16 anos, 2 meses e 16 dias, no triunfo contra o Deportivo Lara por 2 a 1, no dia 9 de março de 2021.
Além disso, é o segundo mais jovem a estrear com a camisa do Santos em toda a história, com 15 anos, 10 meses e quatro dias, no jogo diante do Fluminense, realizado no dia 25 de outubro de 2020. Ele ultrapassou o Rei Pelé, que carregava essa marca desde 1956. O primeiro da lista é o eterno ídolo Coutinho.
Entre os brasileiros, Vitor Roque (Athletico-PR) e Matheus Nascimento (Botafogo) aparecem também na lista. O Top 3 é composto por Jude Bellingham (Borussia Dortmund), Jamal Musiala (Bayern de Munique) e Benjamin Sesko (Red Bull Salzburg).
Veja a lista completa:
1 – Jude Bellingham (Borussia Dortmund)
2 – Jamal Musiala (Bayern de Munique)
3 – Benjamin Sesko (Red Bull Salzburg)
4 – Gavi (Barcelona)
5 – Endrick (Palmeiras)
6 – Youssoufa Moukoko (Borussia Dortmund)
7 – Romeu Lavia (Southampton)
8 – Alejandro Garnacho (Manchester United)
9 – Harvey Elliot (Liverpool)
10 – Carney Chukwuemeka (Chelsea)
11 – Antonio Silva (Benfica)
12 – Garang Kuol (Newcastle)
13 – Charlie Patino (Blackpool)
14 – Mathys Tel (Bayern de Munique)
15 – Warren Zaire-Emery (PSG)
16 – Arda Güler (Fenerbahçe)
17 – Andreas Schjelderup (Nordsjælland)
18 – Xavi Simons (PSV)
19 – Florian Wirtz (Bayer Leverkusen)
20 – Lucas Gourna-Douath (Liefering)
21 – João Veloso (Benfica)
22 – Ayman Kari (PSG)
23 – Alejandro Balde (Barcelona)
24 – Ethan Nwaneri (Arsenal)
25 – Giorgio Scalvini (Atalanta)
26 – Paulo Wanner (Bayern de Munique)
27 – Alex Scott (Bristol City)
28 – Momo Cho (Real Sociedad)
29 – Castello Lukeba (Lyon)
30 – Myles Lewis-Skelly (Arsenal)
31 – David Kalokoh (Ajax)
32 – Rayan Cherki (Lyon)
33 – Fábio Miretti (Juventus)
34 – Liam Delap (Stoke City)
35 – Marcos Leonardo (Santos)
36 – Malo Gusto (Lyon)
37 – Ângelo (Santos)
38 – Wilfried Gnonto (Leeds United)
39 – Vítor Roque (Athletico)
40 – Kobbie Mainoo (Manchester United)
41 – Rico Lewis (Manchester City)
42 – Marquinhos (Arsenal)
43 – Júlio Enciso (Brighton)
44 – Jamies Bynoe-Gittens (Borussia Dortmund)
45 – Matheus Nascimento (Botafogo)
46 – Shola Shoretire (Manchester United)
47 – Arnau Martinez (Girona)
48 – Takuhiro Nakai (Real Madrid)
49 – Charlie Setford (Ajax)
50 – Ashley Phillips (Blackburn Rovers)
Leia também:
Só se for em outra encarnação…!
O Zanocelo já apareceu numa lista dessas…