Augusto acertou com o Azuriz, do Paraná, e vai disputar o Paranaense (Crédito: Mauricio Moreira/Azuriz FC)

O meia Augusto Galvan, que passou pelo Santos em 2021 e 2022, deixou o Real Madrid após término de contrato. Em busca de um recomeço na carreira, o jogador acertou com o Azuriz, clube fundado em 2018 no estado do Paraná, e que disputa a primeira divisão do Campeonato Paranaense.

A passagem do jogador pelo Peixe não deixou saudades. De surpresa, o clube anunciou o jogador no dia 16 de agosto de 2021. Augusto foi contratado por empréstimo de uma temporada e foi uma aposta do presidente Andres Rueda, mas sem brilho.

À época o Alvinegro era comandado por Fernando Diniz, Augusto chegou, treinou com o profissional, mas não recebeu oportunidades. Assim, a comissão técnica optou no por desce-lo ao Sub-23. Augusto foi inscrito na Copa Paulista, atuou em algumas partidas e chegou a marcar gol, mas a chance no time de cima não veio.

“O Santos está passando uma situação complicada, onde busca alternativas rápidas pra sair dessa fase. Eu cheguei no clube com pouco ritmo de jogo e com tudo o time já estava atuando há meses e as coisas foram se complicando em questão de oportunidade. O que eu levo é um carinho enorme com o grupo que trabalhei e as pessoas do Staff. Aprendi que clubes dessa grandeza é pressão a todo instante e isso me serviu de experiência”, disse o jogador com exclusividade ao DIÁRIO DO PEIXE.

Cabe ressaltar que durante essa passagem pela equipe de base do Peixe, o meia ficou fora por alguns meses após sofreu uma lesão séria no adutor e não atuou no restante da temporada.

“Me sinto frustrado porque você esta em um dos maiores clubes do mundo, e o desejo de atuar é inevitável. Na minha opinião eu poderia receber pelo menos algumas oportunidades mas as coisas nem sempre são da maneira que pensamos”, completa o jogador.

A chegada ao Azuriz tem ligação com um feito importante do clube nesses poucos anos de vida: repassar atletas em caso de destaque. Para se ter uma ideia, foram 21 atletas negociado para o mercado brasileiro na temporada de 2022. Alguns exemplos são os atacantes JP Bardales, de 21 anos, que foi para o Botafogo, e Juan Christian, de 23, para o Cruzeiro.

“Ele assinou por dois anos, nossa ideia é empresta-lo após o estadual uma vez que se trata de um atleta acima da média. Augusto vem ganhando condicionamento físico, ritmo de jogo, foi titular teve boa atuação, acredito que deve se manter”, disse Robson Ramos, vice-presidente do Azuriz, em exclusiva ao DIÁRIO DO PEIXE.

Carreira 

Revelado pelo São Paulo, Augusto Galvan fez parte de uma geração super campeã. Ao todo a geração de 1999 foi tricampeã paulista na base de forma consecutiva, vencendo o sub-15 em 2014 e o sub-17 em 2015 e 2016, a Copa do Brasil Votorantim sub-15 de 2014 e também foi campeã da Taça BH sub-17 em 2016.

Sua saída do Morumbi teve roteiro parecido com a de Kaio Jorge do Santos. Como o contrato estava próximo de acabar, o Tricolor Paulista se viu “obrigado” a negociar o jogador para conseguir lucrar. Enquanto esteve no São Paulo, Augusto chegou a ser convocado para as seleções de base do Brasil.

O Real Madrid pagou 1 milhão de euros (R$ 6,1 milhões) como compensação ao São Paulo. O contrato ainda previa 2 milhões de Euros em caso de bônus por metas atingidas, assim como o de Kaio Jorge. No caso de Augusto, ele não chegou a ser integrado ao time profissional do Real Madrid.

Na temporada 2018/2019, o jogador entrou em campo em 19 jogos (4 como titular) pelo Real Madrid Castilla (como o Santos B). Já em 2019/2020, foram 6 jogos, sendo 15 no banco e 53 minutos na terceira divisão pelo Cultural Leonesa. Na última temporada, 15 jogos, sendo 9 como titular e 2 gols no Las Rozas (terceira divisão espanhola).

Embora os poucos jogos como titular, o Augusto Galván conseguiu um grande feito pelo Cultural Leonesa. O jogador esteve em campo na classificação histórica do time espanhol contra o todo poderoso Atlético de Madrid, de Simeone, por 2 a 1, na Copa do Rei.

Leia também: