Marcos Leonardo passou em branco no clássico (Divulgação/Santos FC)

O Santos entrou em campo dependendo apenas das próprias forças para entrar na zona de classificação do Campeonato Paulista, mas ficou no empate por 2 a 2 com o Corinthians e terá que torcer por uma nova derrota do Botafogo para tentar se classificar à próxima fase do Paulist!ao.

O resultado levou o Peixe aos mesmos 14 pontos do Botafogo de Ribeirão Preto, mas a equipe da Vila Belmiro leva desvantagem nos critérios de desempate.

O Santos encerra sua participação na fase de grupos do Campeonato Paulista no próximo domingo, dia 5 de março, às 16 horas, fora de casa. O adversário será o Ituano, sério candidato ao rebaixamento, e que nesta rodada foi goleado pelo Red Bull Bragantino, líder do grupo do Peixe, por 5 a 1.

O jogo

O Santos começou o jogo marcando forte e mostrando vontade, e criou a primeira chance de gol em cabeçada de Mendoza, que passou rente à trave do goleiro corintiano Cássio, logo aos 7 minutos.

A resposta corintiana veio  em forma de gol, mas a arbitragem de Edina Alves Batista impediu a lei do ex por parte de Yuri Alberto ao assinalar falta do ex-jogador do Santos na origem da jogada, antes do cruzamento de Du Queiroz.

O VAR voltou a agir pouco depois, em nova bola levantada na área do Santos, mas, desta vez, a jogada foi validada e Yuri Alberto, ex-Menino da Vila, fez 1 a 0 para o Corinthians, jogando um balde de água fria na torcida que lotou o estádio.

O Santos não se abalou com o gol e quase chegou ao empate em cabeçada de Maicon, que passou raspando a trave de Cássio. O grito preso na garganta veio quando Lucas Barbosa recebeu de Marcos Leonardo e arriscou o chute. A bola desviou na zaga e enganou Cássio, deixando tudo igual: 1 a 1.

O segundo tempo começou morno, e demorou para engrenar. Hellmann tirou Fernández, pendurado, e Lucas Barbosa, cansado, mas o time seguiu sem muito ímpeto na busca pela virada.

Aos 22 minutos, após cobrança de escanteio originado em possível falta sobre um jogador santista, a bola cruzada na área encontrou Gil, que desviou para Róger Guedes recolocar os visitantes na frente: 2 a 1.

No finzinho do jogo, Mendoza mostrou raça ao brigar pela bola após passe errado de Giovane e sofreu pênalti, que Marcos Leonardo cobrou com categoria para dar números finais ao clássico: 2 a 2. 

FICHA TÉCNICA
SANTOS 2 X 2 CORINTHIANS

Data e hora: 26 de fevereiro de 2023, às 16h (horário de Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Edina Alves Batista (SP)
Assistentes: Neuza Inês Back e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)
Árbitro de vídeo: Adriano de Assis Miranda (SP)
Cartões amarelos: Dodi, Rodrigo Fernández, Maicon (Santos), Giuliano (Corinthians)

GOLS: Yuri Alberto (0 x 1), aos 31, Lucas Barbosa (1 x 1), aos 51 minutos do 1º tempo; Roger Guedes (1 x 2), aos 22, Marcos Leonardo (2 x 2), aos 44 minutos do 2º tempo

SANTOS: João Paulo; João Lucas, Maicon, Joaquim e Lucas Pires; Rodrigo Fernández (Vinícius Balieiro), Dodi e Lucas Lima (Ivonei); Lucas Barbosa (Lucas Braga), Marcos Leonardo e Mendoza (Rwan Seco). Técnico: Odair Hellmann

CORINTHIANS: Cássio; Du Queiroz (Balbuena), Gil, Bruno Méndez e Fábio Santos; Roni (Fausto Vera), Giuliano (Maycon), Renato Augusto (Paulinho) e Adson (Giovane); Róger Guedes e Yuri Alberto. Técnico: Fernando Lázaro