Miguelito marcou um belo gol pelo Sub-20 (Crédito: Divulgação)

O meia-atacante Miguelito vai ser relacionado pelo Santos para o duelo contra o Iguatu-CE nesta quinta-feira (09), às 21h30min, na Vila Belmiro pela segunda fase da Copa do Brasil. O boliviano estava treinando com o elenco profissional e reforçou o Sub-20 na vitória sobre o São Paulo por 3 a 2 na estreia do Brasileiro da categoria. Vestindo a camisa 10, ele balançou as redes no clássico.

Miguel iniciou a temporada com o elenco principal, mas estava na fisioterapia se recuperando e aprimorando a parte física. Em janeiro, sua mãe faleceu e foi liberado pelo Santos para acompanhar a família na Bolívia. Sem espaço no time, desceu para reforçar o Sub-20 e marcou gol na sua estreia no ano. Agora, ganha oportunidade com o técnico Odair Hellmann.

Natural de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, o jogador chegou ao Peixe por meio de intercâmbio promovido em parceria com o projeto Bolívia, fundado em 2013 e que tinha como meta servir a Seleção Boliviana com jogadores próprios até o ano presente em seu nome. O meia chegou ao Brasil no final de 2018 e se destacou em uma Copinha Sub-14, promovida pela Federação Paulista.

Em 2019, também chamou a atenção na Copa Nike Sub-15. Por não estar registrado pelo clube, ele não pode participar de competições oficiais, como o Paulista e o Brasileiro. Ele segue o caminho natural para ser um dos destaques da seleção principal da Bolívia. Em 2019, enfrentou Kaiky Fernandes e Ângelo no Sul-Americano Sub-15 e já é convocado para a Seleção Sub-20, mesmo quando tinha apenas 16 anos.

No final de 2021, já havia convocado para participar de treinamentos com a seleção principal boliviana. No Santos, já vestiu a mítica camisa 10. Ele assinou assinou seu primeiro contrato com o clube quando completou a maioridade em abril, pois a Fifa proíbe transferências internacionais de menores de 18 anos e só pôde estrear quando a janela abriu em julho.

Desde sua estreia pelo Sub-20 do Santos já atuou como meia e como ponta. No Brasileiro da categoria somou três jogos enquanto no Paulista fez 11 jogos e marcou 3 gols incluindo na final na conquista do título da equipe. Foi relacionado para três partidas do elenco principal em 2022: Juventude, Red Bull Bragantino e Corinthians pelo Brasileirão. Entrou alguns minutos contra o time catarinense e o rival.

Leia também: