Soteldo se recupera de lesão no ombro (Reprodução/Instagram)

O Santos foi eliminado do Campeonato Paulista prematuramente pelo terceiro ano seguido e, mesmo com a classificação para a terceira fase da Copa do Brasil, ficará praticamente um mês sem jogos oficiais para disputar.

Os próximos compromissos do Peixe serão a estreia na Copa Sul-Americana, prevista para o dia 5 de abril, e na rodada inaugural do Brasileirão, dia 12 do mesmo mês diante do Grêmio, na arena dos gaúchos, em Porto Alegre.

A intertemporada terá pelo menos dois pontos positivos: o primeiro será o tempo que o técnico Odair Hellmann terá para tentar, mais uma vez, corrigir os principais problemas do time, como a bola aérea defensiva e a falta de “liga” entre os setores de defesa, meio-campo e ataque.

O segundo ponto positivo é que, agora, há tempo de sobra para recuperar os jogadores que estão afastados por conta de lesões e entregues ao departamento médico. No total, incluindo os que ainda não estão na forma física ideal, o DM conta com oito jogadores.

Estariam sem condições de entrar em campo se o Santos tivesse compromisso hoje: os zagueiros Maicon, Joaquim e Alex, os meio-campistas Sandry, Carabajal e Alison e os atacantes Mendoza e Soteldo.

Quem pode voltar?

O jogador que está mais próximo de retornar aos treinos normalmente é o zagueiro Maicon. O defensor sentiu um desconforto muscular na coxa direita e não ficou sequer no banco de reservas na vitória sobre o Iguatu, do Ceará.

Joaquim, que vinha se firmando como titular justamente ao lado de Maicon, foi diagnosticado com uma lesão ligamentar medial no tornozelo direito e aguarda exames complementares para saber com exatidão o tempo de recuperação.

Alex, zagueiro que está fora de combate desde novembro, por conta de uma lesão parcial no ligamento cruzado posterior do joelho, iniciou transição com o departamento de fisioterapia do clube, mas também não tem prazo determinado para retornar.

Mais dois jogadores estão no processo de transição e com possibilidade de reforçar o elenco de Odair Hellmann na retomada dos jogos: o volante Alison, que ainda não reestreou pelo clube, e o argentino Carabajal, que acusou uma lesão muscular na coxa às vésperas do clássico contra o Palmeiras.

O atacante Steven Mendoza, também com lesão muscular, ficou fora do jogo contra o Iguatu, mas terá nestas semanas de intertemporada tempo suficiente para também se colocar à disposição para a Copa Sul-Americana ou para o Brasileirão.

Soteldo e Sandry ainda longe

Os dois últimos pacientes do departamento médico do Santos são, ironicamente, os que o torcedor certamente está sentindo mais falta: o meio-campista Sandry e o atacante venezuelano Soteldo.

Sandry sofreu uma fratura no rosto e Soteldo teve que passar por uma cirurgia no ombro direito por conta de uma ruptura total do tendão do músculo peitoral esquerdo. O meio-campista e o atacante só devem voltar a jogar após as primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro.

Leia também: