Messias cometeu pênalti em Cristaldo (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

A Comissão de Arbitragem da CBF divulgou, nesta segunda-feira (17), o lance em que gerou o pênalti para o Grêmio, na segunda etapa, em jogo válido contra o Santos, na abertura do Campeonato Brasileiro. O Peixe saiu derrotado por 1 a 0, mas Suárez perdeu a cobrança.

Aos 9 minutos, o árbitro Wilton Pereira Sampaio foi chamado pelo Árbitro de Vídeo, Rodolpho Toski Marques, para avaliar um possível pênalti do zagueiro Messias. Dentro da área, o defensor pisou no pé do meia Franco Cristaldo. O árbitro confirmou o pênalti, mas não deu amarelo. .

Confira o diálogo: 

Rodolpho Toski Marques (PR): Atacante joga a bola e depois tem um pisão. Vou sugerir revisão para possível pênalti. O jogador está habilitado (sem impedimento na origem do lance).

Wilton Pereira Sampaio (GO): Ok, para mim, pênalti sem cartão pelo ponto de contato, ok? Pela entrada.

A primeira rodada do Campeonato Brasileiro foi marcada por árbitros mais rigorosos, assim como foi orientado em pré-temporada. No Santos, Camacho, Dodi e Soteldo receberam cartão amarelo. O camisa 10 santista ainda foi expulso após receber o segundo cartão.

Wilson Seneme, presidente da comissão, identificou avanços no aspecto disciplinar e na orientação sobre o tempo de acréscimo nas partidas.

“Havia uma expectativa da Comissão de Arbitragem de ver a reação e de como seriam (na prática) as implementações, os novos conceitos e interpretações que os árbitros receberam ao longo da pré-temporada. O saldo foi bastante positivo”, disse Seneme.

Leia também: