A volante Brena fez o gol da vitória das Sereias da Vila sobre o Internacional (Crédito: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/SantosFC)

As Sereias da Vila venceram o Internacional por 2 a 1 na tarde deste domingo, na Vila Belmiro, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro Feminino. Os gols santistas foram marcados por Cristiane e Brena. Com a vitória, o Peixe passa a ocupar a sexta colocação na tabela, agora com 17 pontos conquistados.

As Sereias da Vila voltam a campo às 17 horas da próxima quarta-feira (3), pela estreia no Campeonato Paulista de 2023. Na primeira rodada, elas terão desafio fora de casa contra o Ska Brasil, no Estádio Municipal Prefeito Gabriel Marques da Silva, em Santana de Parnaíba (SP).

Pelo Brasileirão Feminino, o próximo compromisso do Santos FC é no sábado (6), em duelo também fora de casa, mas contra o Cruzeiro, pela décima rodada. Marcada para as 19 horas, a partida acontece no Sesc Alterosas, em Belo Horizonte (MG).

O jogo

As Sereias da Vila começaram dominando o jogo nos primeiros minutos. Controlando a bola no campo ofensivo, chegaram diversas vezes à grande área, sem criar grandes chances de finalização em função do bom bloqueio defensivo da equipe gaúcha.

Aos 12 minutos, de cobrança de escanteio pela direita, as Sereias da Vila conseguiram a primeira finalização perigosa do duelo. Bia Menezes cruzou com precisão na cabeça de Camila Martins que testou com força e mandou a bola a poucos centímetros do ângulo esquerdo, sobre o travessão.

E foi no minuto seguinte que as Sereias da Vila abriram o placar, em belo gol. Brena deu um chapéu na marcadora na entrada da grande área e acionou Ketlen pela direita. Com cruzamento perfeito, a camisa 7 colocou a bola na cabeça de Cristiane, que não perdoou e escorou com firmeza no canto inferior esquerdo, sem chances de defesa.

O gol de empate das visitantes, no entanto, veio já aos 15 minutos. Após rápida troca de passes pela direita do ataque, Priscila foi acionada dentro da área e concluiu com força para as redes do canto direito.

Em cobrança de falta aos 18 minutos, Bia Menezes lançou a bola da intermediária para o meio da área. Com desvio da defesa adversária, a bola parou nos pés de Ketlen, próxima da pequena área. A atacante santista finalizou como pôde, mas parou em grande defesa da goleira colorada, à queima-roupa.

Com 25 minutos, Brena recebeu inversão de jogo pelo meio e, da entrada da área, arriscou direto para o gol. Sem muita força, a bola parou em defesa segura de Barbieri. Dois minutos depois, foi a vez de Thaisinha receber cruzamento rasteiro, pela direita da entrada da área. Mesmo de longe ela soltou uma bomba com o pé direito e mandou a bola sobre a meta.

Após a cobrança do tiro de meta, as Sereias mantiveram a pressão e roubaram a bola no campo ofensivo. Ela chegou aos pés de Brena, que foi rápida para finalizar de dentro da grande área. A batida colocada, no entanto, parou em nova defesa da goleira.

Com 32 minutos, por pouco Cristiane não marca um gol de placa na Vila Belmiro. Ela recebeu cruzamento de Ketlen pelo lado direito e subiu muito alto para dar um voleio em direção ao gol. Com muita velocidade, a bola tirou tinta do travessão e saiu sobre o gol.

E no minuto seguinte, continuando a pressão ofensiva sobre as coloradas, Ketlen roubou a bola no ataque e bateu colocado, buscando o ângulo esquerdo. Mais uma vez, a bola passou por cima do gol.

Já com 43 minutos, Bia Menezes cobrou escanteio pela direita, mandando na direção da segunda trave. A defesa afastou para a entrada da área, mandando a bola nos pés de Yaya. Com finalização cruzada, ela buscava o canto inferior direito, mas a bola desviou na marcação e saiu em novo escanteio.

Na segunda etapa, as Sereias da Vila chegaram com perigo pela primeira vez em cobrança de falta pela esquerda. Bia Menezes deixou para Brena, que mandou uma bomba sobre o travessão. Pouco depois, com nove minutos jogados, a própria Brena recebeu bola na entrada da área e arriscou mais uma vez com força, jogando sobre a meta.

Aos 15, foi a vez de Gi Fernandes receber a bola pela meia-lua da entrada da área. Ela arriscou batida colocada que buscava o ângulo direito, mas mandou para fora.

E o segundo gol santista saiu aos 23 minutos, dos pés da capitã, Brena. Em lançamento de craque, Yaya acionou Thaisinha livre pela direita da grande área. Com cruzamento inteligente, a camisa 10 encontrou Brena na pequena área e a capitã santista só teve o trabalho de empurrar para a rede

No minuto seguinte, Taina Maranhão avançou em velocidade pela direita e, ao chegar próxima da área, arriscou para o gol. A batida colocada levou perigo e balançou as redes pelo lado de fora. Aos 30, Maranhão recebeu mais uma vez, agora pela entrada da área, e tirou tinta da trave esquerda com forte finalização cruzada que saiu pela linha de fundo.

Aos 39, o Peixe teve falta perigosa da entrada da área e Ana Carla bateu direto em gol. A batida colocada com muita força explodiu no travessão, antes de sair em tiro de meta.

Nos acréscimos, Ana Carla viu a goleira adversária adiantada e arriscou de longe, da intermediária. A bola ganhou a direção do ângulo direito, mas Barbieri se recuperou e fez a defesa.

FICHA TÉCNICA

SANTOS  2 X 1 INTERNACIONAL

Local: Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro), em Santos (SP)
Data: domingo, 30 de abril de 2023
Horário: 15h
Árbitro: Fernanda dos Santos Ignacio
Assistentes: Juliana Vicentin Esteves e Patrícia Carla de Oliveira
Cartão amarelo: (SCI) Tamara e Bruna Benites; (SFC) Camila Martins e Bia Menezes
Gols: (SFC) Cristiane, aos 13′ do 1°T e Brena, aos 23′ do 2°T; (SCI) Priscila, aos 15′ do 1°T
Santos FC: Camila Rodrigues; Gi Fernandes, Camila Martins, Kaká e Bia Menezes; Brena, Yaya (Jourdan Ziff) e Thaisinha (Ana Carla); Ketlen (Taina Maranhão), Fabi Simões (Jane) e Cristiane. Técnico: Kleiton Lima
Internacional: Barbieri; Tamara, Bruna Benites, Haas e Eskerdinha (Roberta); Zóio (Djeni), Capelinha e Pati (Analuyza); Sandoval, Priscila e Aquino (Mileninha). Técnico: Maurício Salgado

(Fotos: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)