O atacante Deivid fez o gol da vitória do Peixe sobre o Vasco (Crédito: Raul Baretta/SantosFC)

Com boas defesas de João Paulo atrás e o faro de artilheiro de Deivid no ataque, o Santos venceu o Vasco por 1 a 0 na tarde deste domingo, no estádio São Januário, no Rio de Janeiro, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. A nova promessa da base santista fez o único gol do jogo.

Com o resultado, o Peixe chegou aos dez pontos e subiu para a quinta colocação da competição. Na próxima rodada, sábado, a equipe faz o clássico contra o Palmeiras, na Vila Belmiro. Antes, na quarta, faz a primeira partida das oitavas de final da Copa do Brasil diante do Bahia também na Vila.

O jogo

Em casa, o Vasco começou melhor e ameaçou logo aos dois minutos. Gabriel Pec cobrou falta da direita, a bola passou por todo mundo e quase enganou João Paulo, que mandou para escanteio.

O Santos não conseguia sair da pressão, mas foi letal na primeira oportunidade. Lucas Lima avançou pela esquerda, tabelou com Lucas Braga e cruzou para Deivid. O garoto dominou na frente da zaga e tocou com categoria no canto esquerdo de Léo Jardim para abrir o placar. Foi o segundo gol seguido do atacante.

O Vasco seguiu buscando o ataque, mas João Paulo apareceu bem e fez defesas em chutes de Puma Rodrigues, aos 32, e Jair, aos 39, para garantir a vitória santista no primeiro tempo.

O segundo tempo começou como o primeiro, com pressão do time da casa. Com um minuto, Lucas Piton cruzou da esquerda, Pedro Raul cabeceou e o goleiro João Paulo mandou para escanteio.

Mais uma vez, quase o Santos foi letal. Aos nove minutos, Puma Rodrigues falhou e Joaquim tocou na saída do goleiro, mas a bola passou por cima do gol.

O Santos recuou ainda mais para tentar o contra-ataque e a pressão aumentou. Aos 18 minutos, após cobrança de lateral para a área, Alex Teixeira cabeceou e João Paulo fez uma grande defesa para evitar o empate.

O cenário da partida se manteve até o apito final. O Vasco abusando dos cruzamentos para a área para se aproveitar da altura de Pedro Raul, mas o Santos conseguiu se segurar. Quando a bola passou pelo goleiro João Paulo, os zagueiros Messias e Joaquim salvaram o Peixe.

VASCO 0 X 1 SANTOS

Data e hora: 14 de maio de 2023, às 16 horas
Local: Estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
Árbitros assistentes: Luanderson Lima dos Santos (BA) e Karla Renata Cavalcanti (PE)
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)

Gols: Deivid, aos 28’/1ºT (0-1)
Cartões amarelos: Erick Marcus, Pelé, Robson e Puma Rodrigues (VAS) e Nathan (SAN)

Vasco: Léo Jardim, Puma Rodríguez (Paulo Henrique, aos 40’/2ºT), Robson, Léo, Lucas Piton, Galarza (Alex Teixeira, no intervalo), Figueiredo (Rodrigo, aos 30’/2ºT), Jair e Barros (Orellano, aos 15’/2ºT); Gabriel Pec (Erick Marcus, aos 15’/2ºT)e Pedro Raul. Técnico: Maurício Barbieri.

Santos: João Paulo; Nathan, Messias, Joaquim e Gabriel Inocêncio; Rodrigo Fernández, Dodi e Lucas Lima (Daniel Ruiz, aos 20’/2ºT); Ângelo (Lucas Barbosa, aos 20’/2ºT), Deivid Washington (Alison, aos 47’/2ºT) e Lucas Braga (Ed Carlos, aos 38’/2ºT). Técnico: Odair Hellmann