O Santos faz nesta quarta-feira (16) o primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Brasil. O confronto acontece na Vila Belmiro, às 19h, contra o Bahia, que é comandado pelo técnico português Renato Paiva, de 53 anos. Contratado para comandar a equipe após a transformação em SAF através do grupo City, o treinador ainda não embalou.
Ainda jovem no mercado, Paiva fez seu primeiro trabalho nas categorias de base do Benfica. No time B, foram 21 vitórias, doze empates e 26 derrotas durantes as temporadas 2018/19, 2019/20 e 2020/21. Mas foi comandando o Independiente del Valle que surgiu o interesse do Santos.
Em fevereiro de 2022, após a demissão do técnico Fábio Carille, o então diretor de futebol do Peixe, Edu Dracena, sugeriu o nome de Renato Paiva para comandar a equipe. Aprovado internamente, o Santos decidiu entrevistar o treinador e entender seu projeto de carreira.
Os bons números no time do Equador pesaram de forma favorável: ao todo, foram 62 jogos com 31 vitórias, 15 empates e 16 derrotas, com título nacional em 2020/21. Paiva fez diversas exigências para deixar o Independiente del Valle, fazendo o Peixe desistir do negócio e acertar com Fabián Bustos, que também estava no futebol equatoriano.
Antes de assumir o Bahia, o treinador comandou o León, do México. Ele chegou para o lugar do ex-santista Ariel Holan, mas durou poucos jogos e pediu demissão. Em 18 jogos, o treinador português conseguiu apenas seis vitórias, quatro empates e oito derrotas.
Na equipe do Bahia, Renato Paiva fez um bom Campeonato estadual, conquistando o título após nove vitórias, um empate e três derrotas. As críticas começaram aparecer após a eliminação na primeira fase da Copa do Nordeste. A equipe terminou na sexta colocação do Grupo B com apenas duas vitórias em oito jogos.
No Campeonato Brasileiro, o começo também não é dos melhores. O Esquadrão ocupa a 14ª colocação com duas vitórias e quatro derrotas. No geral, são 31 jogos na temporada com 17 vitórias, quatro empates e 10 derrotas. Após a derrota para o Flamengo por 3 a 1 no final de semana, diversos torcedores invadiram as redes sociais do Bahia para cobrar mudanças.
Leia também:
Deixar um comentário