Santos ficou no empate em 0 a 0 com o Bahia nesta quarta-feira (Crédito: Raul Baretta/SantosFC)

O Santos não jogou bem, contou com grandes defesas do goleiro João Paulo, mas teve um gol anulado em um impedimento polêmico e ficou apenas no empate em 0 a 0 com o Bahia na noite desta quarta-feira, na Vila Belmiro, no confronto de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

Com o resultado, o Santos precisa de uma vitória no jogo de volta, dia 31, na Arena Fonte Nova, para garantir a classificação para as quartas de final da Copa do Brasil. Um empate leva a decisão para os pênaltis. Pelo Campeonato Brasileiro, o Peixe volta a jogar no sábado para o clássico contra o Palmeiras, também na Vila Belmiro.

O jogo

A partida desta quarta começou com um perfil diferente do confronto da semana passada, válido pelo Campeonato Brasileiro, que terminou com vitória do Santos por 3 a 0. O Bahia jogou com as linhas mais baixas para explorar os contra-ataques e dificultou demais as ações da equipe comandada por Odair Hellmann.

Aos 15 minutos, após cobrança de escanteio para o Santos, a bola ficou com o goleiro Marcos Felipe, que lançou o contra-ataque. Biel recebeu na área, cortou para o meio e chutou, mas o goleiro João Paulo fez boa defesa e Messias afastou o perigo no rebote.

Aos 21 minutos, após outro rebote de escanteio, Vitor Hugo recebeu na área, chutou de primeira e o goleiro João Paulo fez um milagre para evitar o primeiro gol do jogo.

O Santos chegou pela primeira vez aos 33 minutos e marcou. Lucas Lima deu bom passe para Lucas Pires, que cruzou para Deivid. O garoto empurrou para o gol de carrinho, mas o árbitro marcou impedimento duvidoso.

Aos 36, Cauly aproveitou saída errada de João Paulo e chutou da entrada da área, mas o goleiro santista se redimiu do erro e fez mais um milagre para evitar o gol do Bahia.

O primeiro tempo começou com o Santos um pouco melhor, mas a primeira grande chance foi do Bahia. Everaldo deu bom passe para Biel, que chutou cruzado da entrada da área, mas a bola saiu à direita do gol de João Paulo.

Depois dos 20 minutos, o ritmo de jogou caiu. O Santos com medo de se expor e sofrer com o contra-ataque e o Bahia satisfeito com o empate fora de casa, que deixa a decisão aberta para o jogo de volta.

O Santos teve a melhor chance aos 50 minutos. Gabriel Inocêncio fez bom cruzamento da esquerda, Bruno Mezenga ganhou dos zagueiros pelo alto e cabeceou, mas o goleiro Marcos Felipe fez grande e mandou para escanteio.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 0 X 0 BAHIA

Data e hora: 17 de maio de 2023, quarta, às 19h00
Local: Vila Belmiro, Santos (SP)
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (FIFA-DF)
Assistentes: Bruno Boschilia (FIFA-PR) e Leila Naiara Moreira da Cruz (FIFA-DF)
Árbitro de vídeo: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (FIFA-RN)

Cartões amarelos: Lucas Braga (SAN) e Vitor Hugo, Everaldo e Chávez (BAH)

SANTOS: João Paulo; Gabriel Inocêncio, Messias, Joaquim e Lucas Pires (Lucas Braga, aos 19’/2ºT); Fernández (Bruno Mezenga, aos 47’/2ºT), Dodi e Lucas Lima (Ed Carlos, aos 34’/2ºT); Mendoza (Lucas Barbosa, aos 34’/2ºT), Deivid e Ângelo (aos 19’/2ºT). Técnico: Odair Hellmann

BAHIA: Marcos Felipe; Kanu, David Duarte e Vitor Hugo; Jacaré, Acevedo, Rezende e Ryan (Chávez, aos 18’/2ºT); Cauly (Yago Felipe, aos 32’/2ºT, depois Arthur Sales, aos 37’/2ºT), Biel e Everaldo (Ademir, aos 18’/2ºT). Técnico: Renato Paiva