Lucas Pires recebeu elogios após o clássico contra o Palmeiras (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

O lateral-esquerdo Lucas Pires foi um dos melhores em campo no empate em 0 a 0 com o Palmeiras, na Vila Belmiro pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. O Menino da Vila foi substituído na reta final do segundo tempo e ganhou uma “chuva” de aplausos dos torcedores.

Pires vinha sendo reserva no Santos, mas contou com o acaso. Titular da posição, o lateral-esquerdo Felipe Jonatan teve constatada a ruptura total do ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho esquerdo. O tempo de recuperação para esse tipo de lesão leva entre sete e nove meses, o que faz o jogador perder a temporada.

Apesar da sequência, Lucas Pires vinha sendo cobrado pelos torcedores por atuações irregulares. Para o técnico Odair Hellmann, o jogador teve total liberdade para aparecer no campo ofensivo, e isso contribuiu com a boa atuação do garoto.

“Nossos laterais têm toda liberdade de progressão, com pontas e meias. Trabalhamos isso. Hoje não precisamos fazer tanto a linha de três, porque o Palmeiras marca com os dois zagueiros. Deixamos laterais mais abertos para induzir os pontas do Palmeiras. O Lucas fez boa partida, finalizou cara a cara com o goleiro no último jogo e eu passo confiança. Ele tem muito potencial, técnica e fisicamente. Oscilou um pouco, mas deu resposta no Paulista quando só tínhamos ele. Teve personalidade, mesmo sem toda recuperação. Respeito muito e fico feliz com o bom jogo defensivo e passagens, cruzamentos. Vamos trabalhar ainda mais nisso”, disse o treinador.

Cabe ressaltar que, durante toda pré-temporada, Odair e sua comissão trabalharam especialmente para corrigir movimentos de toda a linha defensiva do Santos. Em 2022, ataques adversários criaram chances nos espaços das laterais deixado não só por Pires, como também do lado direito.

Lucas Pires subiu ao profissional após a Copinha de 2022, e estreou na vitória por 2 a 1 contra o Corinthians, pelo Campeonato Paulista. Após três partida, assumiu a titularidade e desbancou o então titular absoluto Felipe Jonatan. Ao todo, foram 45 jogos e cinco assistências.

Em maio de 2022, o Santos anunciou que renovou com Lucas Pires até 31 de maio de 2026. O camisa 44 recebeu um reajuste salarial, já que seu antigo contrato ainda era formado nas bases de categoria Sub-20. O novo vínculo conta com multa para o exterior de 30 milhões de euros.

Leia também: