O atacante Marcos Leonardo tenta a jogada diante do Coritiba (Crédito: Raul Baretta/SantosFC)

O Santos seguiu o padrão de atuações ruins e ficou no empate em 0 a 0 com o Coritiba na tarde deste sábado, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba, em partida válida pela décima rodada do Campeonato Brasileiro de 2023. O resultado ampliou o jejum de vitórias da equipe comandada pelo técnico Odair Hellmann para oito jogos.

O Peixe segue momentaneamente na 12ª colocação, com 13 pontos ganhos. Na próxima rodada, dia 21, o time recebe o Corinthians, na Vila Belmiro.

O jogo

O jogo começou equilibrado, disputado no meio-campo, mas a primeira grande chance foi do Santos. Aos 13 minutos, Mendoza cruzou na direita, Sotelto apareceu sozinho no segundo pau e cabeceou, mas o goleiro Gabriel fez grande defesa. No rebote, o venezuelano teve outra grande chance, mas o goleiro do Coritiba fez um milagre e evitou o gol do Peixe.

Depois do susto, o time da casa saiu para o jogo e mandou na partida. Aos 23 minutos, Nathan e Joaquim falharam feio e o lateral Jamerson quase marcou, mas o goleiro João Paulo salvou o Peixe. Aos 29 minutos, Alef Manga cruzou da direita e Bruno Gomes cabeceou por cima do gol santista.

Ainda no primeiro tempo, o Coritiba teve outras duas chances. Aos 33 minutos, Marcelino Moreno fez boa jogada e chutou, mas João Paulo defendeu. Aos 40 minutos, o Santos saiu jogando errado e Robson recebeu sozinho na área, mas o jogador chutou na rede, pelo lado de fora.

O Santos voltou para o segundo tempo com João Lucas e Camacho nas vagas de Nathan e Alison e conseguiu equilibrar o jogo, mas sem ameaçar o gol do Corittiba. O time da casa só voltou a ameaçar aos 23 minutos. Andrey bateu de fora da área e João Paulo defendeu.

O Peixe ameaçou no contra-ataque. Aos 31 minutos, Soteldo recebeu na esquerda, cortou para o meio e chutou colocado, mas a bola passou raspando a trave esquerda do goleiro Gabriel.

Nos minutos, o jogo ficou travado no meio-campo e nenhuma equipe conseguiu criar lances de perigo. O Peixe ainda teve o volante Camacho expulso nos minutos finais.

FICHA TÉCNICA
CORITIBA 0 X 0 SANTOS

Data e hora: 10 de junho de 2023, sábado, às 16h00
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Árbitro: Bruno Mota Correia (RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (FIFA-RJ) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ)
Árbitro de vídeo: Emerson De Almeida Ferreira (MG)

Cartões amarelos: Thiago Dombroski e Victor Luís (COR) e Camacho (SAN)
Cartões vermelhos: Camacho (SAN)

CORITIBA: Gabriel; Jean Pedroso (Kaio, aos 48’/2ºT), Henrique e Thiago Dombroski (Victor Luís, aos 21’/2ºT); Natanael, Liziero (Junior Urso, aos 8’/1ºT), Bruno Gomes (Andrey, aos 21’/2ºT), Jamerson; Moreno (Zé Roberto, aos 21’/2ºT), Robson e Alef Manga. Técnico: Antônio Carlos Zago

SANTOS: João Paulo; Nathan (João Lucas, no intervalo), Joaquim, Messias e Gabriel Inocêncio; Alison (Camacho, no intervalo), Dodi e Lucas Lima (Rodrigo Fernández, aos 48’/2ºT); Mendoza, Marcos Leonardo (Bruno Mezenga, aos 38’/2ºT) e Soteldo (Ângelo, aos 38’/2ºT). Técnico: Odair Hellmann