Arzul foi multado pela Conmebol (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O preparador de goleiro do Santos, Arzul, foi punido pela Conmebol por conta do cartão vermelho que recebeu no duelo na derrota por 2 a 1 contra o Audax Italiano, no dia 24 de maio, pela Copa Sul-Americana. O jogo foi realizado no Estádio El Teniente, em Rancagua, no Chile.

Na reta final da primeira etapa, Arzul reclamou com árbitro Christian Ferreyra (Uruguai) por conta de um arremesso lateral. Irritado, o juiz aplicou cartão vermelho. Segundo a entidade máxima do futebol Sul-Americana, o membro da comissão do Peixe “infringiu o Artigo 14.6 do Código Disciplinar”.

Segundo nota divulgada pela Conmebol, Amarilis Belisario, Vice-presidente da Comissão Disciplinar, puniu o preparador de goleiros em US$ 1,500 dólares (cerca de R$ 7 mil reais na cotação atual) e com uma partida de suspensão, já cumprida contra o Newell’s Old Boys, na Vila.

O confronto foi marcado por polêmicas com arbitragem. Nos acréscimos, o zagueiro Joaquim foi expulso e, no lance da cobrança de falta, Sosa, atleta que se envolveu no cartão vermelho do defensor santista, marcou de cabeça. O atacante argentino ainda faria o segundo gol da equipe chilena no começo do segundo tempo.

“O lance não começa no cartão, ele começa no lateral na minha frente, um lateral para o Santos na minha frente, e ele deu para o Audax. Na cobrança, o cara pisa no pé do Joaquim e ele dá cartão para os dois. Se o Joaquim agrediu com o cotovelo, se ele fez, vocês já reconsiderem minha colocação. Eu vou falar o meu sentimento, se comparar com o movimento do Joaquim com o do número 9 e que fez falta em todos os lances… e aí teve a expulsão em bola parada, que faltava um zagueiro”, disse Odair Hellmann após o jogo.

Leia também: