O atacante Patati tenta a jogada na derrota do Santos para o Corinthians na Copa do Brasil Sub-20 (Crédito: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/SantosFC)

O Santos perdeu por 2 a 0 para o Corinthians na noite desta terça-feira, na Vila Belmiro, na partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil Sub-20. Com isso, o Peixe precisará vencer a partida de volta na próxima terça-feira (5), no Parque São Jorge, em São Paulo (SP), por três gols de diferença para chegar na terceira. Se vencer por dois gols a decisão vai para os pênaltis.

Antes disso, às 15 horas do sábado (2), o Peixe estreia na terceira fase do Campeonato Paulista Sub-20 em confronto fora de casa com o Red Bull Bragantino no CT de Jarinu (SP).

O jogo

O Clássico Alvinegro começou muito equilibrado entre as equipes. A primeira boa chance ofensiva do Peixe surgiu aos 14 minutos, após roubada de bola pela direita do ataque. Weslley Patati invadiu a área e limpou a marcação para arriscar batida colocada. A bola buscava o ângulo esquerdo, mas parou em defesa segura do goleiro Kauê.

Aos 23, o Peixe finalizou com muito perigo da entrada da área. Hyan recebeu a bola pela direita e soltou uma bomba de pé direito. O camisa 8 santista tentou acertar o ângulo direito, mas a bola subiu um pouco demais e saiu sobre o travessão.

Quatro minutos depois, Bernardo e Hyan tabelaram para o camisa 9 invadir a grande área pela direita. Bernardo recebeu a devolução com condições de finalizar e chutou com muita força no canto inferior direito. Bem posicionado, o goleiro adversário fechou o ângulo e fez a defesa em dois tempos.

Mas com 31 minutos, foi o Corinthians que abriu o placar, com gol de cabeça. Após cruzamento pela direita, Arthur Souza testou com firmeza na direção do canto esquerdo. Gustavo Jundi se esticou para fazer a defesa e chegou a tocar na bola, mas não impediu que ela balançasse as redes.

Já aos 40, Fernandinho fez grande jogada individual pela esquerda, cruzou para trás e encontrou Bernardo. Na finalização de primeira, ele não pegou em cheio na bola e mandou sobre a meta.

Três minutos depois, Patati deu belo drible em seu marcador, deixando ele no chão na entrada da área. Em belo passe, ele encontrou Hyan livre pela direita da área. Com toque rápido, o camisa 8 acionou Bernardo, que finalizou novamente sobre a meta.

Na segunda etapa, Hyan recebeu a bola pela direita do ataque e cruzou rasteiro para Fernandinho. No meio da área, o camisa 11 santista dominou e finalizou com força, mas foi travado por seu marcador.

Aos 13, Weslley Patati fez bela jogada individual, fintando seus marcadores pelo lado direito. Mesmo de longe, o camisa 7 arriscou finalização com muita força da entrada da área. O goleiro Kauâ teve que se esticar para fazer a defesa e jogar para escanteio.

No minuto seguinte, depois da cobrança do tiro de canto. a bola foi afastada pela defesa e sobrou para Fernandinho, na entrada da área. O atacante matou no peito e mandou de primeira para o gol, fazendo a bola sair a poucos centímetros do travessão, sobre a meta.

Com 17 minutos, Patati carregou a bola pelo meio e tentou nova finalização de longe. Desta vez, ele não conseguiu colocar muita força e a bola saiu à direita do gol, em tiro de meta.

Já aos 31, o camisa 10 corintiano, Breno Bidon, marcou um golaço da entrada da área para aumentar a vantagem dos visitantes. Ele bateu colocado no ângulo esquerdo e não deu chances de defesa ao goleiro do Peixe.

FICHA TÉCNICA

SANTOS FC 0 X 2 CORINTHIANS

Local: Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro), em Santos (SP)
Data: terça-feira, 29 de agosto de 2023
Horário: 19h
Árbitro: Fabiano Monteiro dos Santos
Assistentes: Ítalo Magno de Paula Andrade e Veridiana Contiliani Bisco
Cartão Amarelo: (SFC) Weslley Patati e Fernandinho; (SCCP) Vitor Meer e Thomas Rafael
Gols: (SCCP) Arthur Sousa, aos 31′ do 1ºT e Breno Bidon, aos 31′ do 2ºT
Santos FC: Gustavo Jundi; Gustavo Henrique (JP Chermont), Thiago, Diego Borges e Kevyson; Balão (Diogo Correia), Hyan e Gabriel Bontempo (Arthur Manoel); Weslley Patati (João Victor), Fernandinho (Caio Padovam) e Bernardo (Renyer). Técnico: Orlando Ribeiro
Corinthians: Kauê; Victor Oliveira (Cauan), João Pedro, Renato e Vitor Meer; Thomas Rafael (Dimas), Ryan, Breno Bidon e Kayke (Matheus Henrique); Higor (Lucas Thierry) e Arthur Sousa (Breno Zanetti). Técnico: Danilo Andrade