Santos bateu o Vasco e saiu do Z4 do Brasileiro (Divulgação/Santos)

Santos e Vasco entraram em campo para uma verdadeira decisão neste domingo (1º), na Vila Belmiro. O estádio estava lotado, o clima era tenso, mas o jogo não valia título, e sim um passo fundamental para manter vivo o sonho de permanência na elite do Campeonato Brasileiro para ambos os times.

A atmosfera criada com o corredor de fogo e o Alçapão lotado foi perfeita. Fechado com o treinador interino Marcelo Fernandes, muito festejado após a vitória sobre o Bahia, o Santos sufocou o time carioca desde os primeiros minutos e, enfim, conseguiu o que buscava desde a 18ª rodada: sair da zona de rebaixamento. E com direito a goleada.

A vitória por 4 a 1 teve de tudo: nervosismo, briga, gol anulado e, o melhor de tudo, alegria. No fim, o resultado levou o Alvinegro Praiano aos 27 pontos, suficientes para ultrapassar o próprio Vasco, o Bahia e o Goiás. Mesmo que o Esmeraldino vença o líder Botafogo na segunda-feira (2), o Santos fechará a 25ª rodada fora do bloco dos quatro piores do Campeonato Brasileiro.

O Peixe volta a jogar pelo torneio nacional no próximo domingo (8), fora de casa, diante do Palmeiras, também às 16 horas. O clássico não será disputado no Allianz Parque, estádio rival, cedido para um show, e acontecerá na Arena Barueri.

O jogo

O Santos começou o jogo um pouco nervoso, e foi o Vasco quem tomou a iniciativa nos primeiros minutos do decisivo duelo. O panorama mudou justamente no primeiro ataque do Peixe, quando Marcos Leonardo foi derrubado na área.

Anderson Daronco mandou seguir, mas o VAR chamou e, ao rever o lance pelo vídeo, o árbitro colocou a bola na cal. Marcos Leonardo bateu forte, Léo Jardim pulou, mas não chegou, para alegria dos mais de 13 mil torcedores presentes à Vila Belmiro: 1 a 0.

Mesmo após abrir vantagem o Peixe continuou errando demais e dando muito campo ao Vasco, que chegou ao empate aos 30 minutos com Vegetti, complementando um contra-ataque após erro de Kevyson: 1 a 1.

O gol vascaíno, ao contrário do esperado, causou efeito reverso no Santos. Em dois lances seguidos, o Peixe pulou novamente à frente e logo depois, ampliou. Tomás Rincón, de cabeça, após cobrança de escanteio de Soteldo e desvio de Dodô, fez 2 a 1 aos 46.

Na sequência, Rincón roubou a bola e serviu Jean Lucas, que avançou em velocidade e tocou para o artilheiro Marcos Leonardo, que chutou de primeira, cruzado, sem chances para Léo Jardim: 3 a 1 e boa vantagem na descida para os vestiários.

Segundo tempo

O Santos começou o segundo tempo em cima do Vasco e Marcos Leonardo chegou a fazer o quarto gol do Peixe, seu terceiro no jogo, logo no início, após jogada de Soteldo, mas o VAR anulou o lance porque o camisa 9 estava um pouco à frente da linha da bola.

Aos 10 minutos, Soteldo resolveu fazer graça e se equilibrou em cima da bola. Sebastian se irritou e chegou forte no camisa 10, provocando uma confusão generalizada, com Medel, Messias, Vladimir, João Paulo, Fernández e muitos outros trocando empurrões e solavancos.

No fim, com o auxílio das imagens do VAR, Anderson Daronco distribuiu amarelos para Soteldo, João Paulo e Sebastian, que agrediu o camisa 10 santista, além de expulsar Lucas Lima e Medel, que se exaltaram mais do que o normal durante o “combate”.

Depois da briga generalizada, o jogo caiu de ritmo, msa o Santos se mostrou melhor organizado, e chegou ao quarto gol sem muitas dificuldades. Rincón lançou Marcos Leonardo, que tentou encobrir Léo Jardim. O goleiro defendeu, mas, na sobra, Jean Lucas tocou para Rincón, que serviu Soteldo, o estopim da confusão, fechar o placar: 4 a 1. 

FICHA TÉCNICA
SANTOS 4 X 1 VASCO

Data e hora: 1° de outubro de 2023, às 16h (horário de Brasília)
Local: Vila Belmiro, Santos (SP)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Michael Stanislau (RS)
Quarto árbitro: Douglas Marques das Flores (SP)
Árbitro de Vídeo: Wagner Reway (PB)
Cartões amarelos: Dodô, Tomás Rincón, Soteldo, João Paulo (Santos), Sebastian (Vasco)
Cartões vermelhos: Lucas Lima, Rodrigo Fernández (Santos), Medel (Vasco)

GOLS
Marcos Leonardo (1 x 0 – pênalti), aos 14, Vegetti (1 x 1), aos 30, Tomás Rincón (2 x 1), aos 46, Marcos Leonardo (3 x 1), aos 47 minutos do 1º tempo; Soteldo (4 x 1), aos 30 minutos do 2º tempo.

SANTOS: João Paulo; João Basso, Joaquim e Dodô (Messias); Lucas Braga, Tomás Rincón (Camacho), Jean Lucas (Nonato), Lucas Lima e Kevyson; Soteldo (Dodi) e Marcos Leonardo (Furch). Técnico: Marcelo Fernandes

VASCO: Léo Jardim, Puma (Maicon), Medel, Léo, Lucas Piton, Zé Gabriel (Sebastian), Praxedes (Payet), Paulinho, Marlon Gomes (Jair), Gabriel Pec (Alex Teixeira) e Vegetti. Técnico: Ramón Díaz.

Leia também: