Marcos Leonardo balançou as redes mais do que o esperado no Brasileirão (Foto: Divulgação / CBF)

Vice-artilheiro do Campeonato Brasileiro e um dos 50 maiores goleadores pelo Santos, Marcos Leonardo vem sendo um grande destaque do Peixe na temporada de 2023. Especialmente no Campeonato Brasileiro, o artilheiro tem surpreendido a cada rodada. Um dos fatos que comprovam isso é a métrica da expectativa de gols, ou “xG”. O indicador é uma forma de calcular a probabilidade de um jogador balançar as redes a partir da análise de suas finalizações.

A expectativa para o Marcos marcar neste Brasileirão é menor do que a quantidade de gols que ele tem. O Menino da Vila já marcou em 12 oportunidades, no entanto, o seu “xG” é de 9.84. O Menino da Vila, inclusive, é o atleta com o maior número de gols esperados.

Em comparação, o segundo em “xG” é o atacante Deyverson, com 9.72. No entanto, o artilheiro do Cuiabá balançou as redes nove vezes. Quem tem uma marca expressiva e melhor do que a de Marcos Leonardo é o artilheiro da competição, Tiquinho Soares, que marcou 15 vezes e tem uma probabilidade de 9.55.

Em 20 jogos, foram 12 gols, com uma frequência de um gol a cada 145 minutos, tendo uma média de 0,6 por jogo. Por partida, Marcos Leonardo tem uma média de 2,8 finalizações, sendo 1,2 em direção ao gol. Além disso, o artilheiro perdeu oito grandes chances claras de gol no Brasileirão.

De onde vem o “xG”?

O xG, ou Expected Goals, é uma métrica originada nos Estados Unidos que avalia a probabilidade de um gol com base em diversos parâmetros. Esses fatores incluem a origem da finalização, o ângulo do chute, o tipo de passe que antecedeu o lance e a velocidade do disparo, considerando até mesmo se houve drible prévio. Em essência, o xG não analisa o resultado, mas sim a performance, indicando quantos gols “deveriam” ser marcados em uma situação específica.

Para clubes e analistas, o xG é uma ferramenta valiosa que revela o potencial dos jogadores e ajuda a identificar quem está desempenhando abaixo ou acima do esperado em campo. Por exemplo, no caso de Marcos Leonardo, ter um alto xG indicava que ele tinha a expectativa de marcar pelo menos nove gols. Como ele superou essa marca, isso indica que ele está tendo um performance alta no campeonato pelo Santos.

Leia também: