Lucas Lima é titular no meio do Santos (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

O volante Rodrigo Fernandez e o meia Lucas Lima foram absolvidos em julgamento pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) nesta quinta-feira (19) pelas expulsões na vitória do Santos sobre o Vasco por 4 a 1, na Vila Belmiro, pela 25ª rodada do Brasileirão, no dia 1 de outubro. O STJD entendeu que a súmula não foi coerente com os fatos e todos os denunciados foram absolvidos.

A procuradoria mostrou o vídeo do momento da confusão na partida. O meia-atacante Soteldo, do Santos, ‘pisa na bola’ em um lance na linha de fundo. O vascaíno Sebastian Ferreira empurra o santista e a confusão generalizada começa na Vila Belmiro. Rodrigo Fernández, Lucas Lima, do Santos, e Gary Medel, do Vasco, foram expulsos no lance.

O advogado Luiz Eduardo defendeu o Alvinegro. Reforçou que Lucas Lima e Fernandez não teriam feito nada diante da provocação e que as imagens não mostram a dupla santista fazendo nenhuma ação denunciada. O procurador João Guilherme Guimarães Gonçalves destacou a que a súmula do árbitro Anderson Daronco estava incompleta ou que ele não relatou tudo o que aconteceu na confusão.

“Fica difícil trabalhar com uma súmula que não diz de fato o que aconteceu na súmula”.

O advogado do Peixe reforçou a falta de coerência da súmula por não retratar os fatos ocorridos e pede pela absolvição. O advogado do Vasco aponta a culpa para o Soteldo por ter ‘iniciado’ a confusão e analisou injustiça por Medel. Adriene Hassen, do STJD, concordou com a absolvição do Lucas Lima, mas viu lance mais agressivo do Fernandez e votou por uma partida de pena. O voto final foi de absolvição de todos os denunciados pela incoerência da súmula.

LEMBRE O CASO

Os dois jogadores foram denunciados no artigo 254A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que fala em “praticar agressão física durante a partida”. A previsão de suspensão é de 4 a 12 partidas. O Santos chegou a recorrer do cartão vermelho de Lucas Lima, mas não obteve sucesso.

Na súmula, o árbitro Anderson Daronco justificou a expulsão por ele “empurrar e pisar no pé do seu adversário de Nº 99, o Sr Pablo Ezequiel Vegetti, com o jogo paralisado”. Já a justificativa para a expulsão de Rodrigo Fernandez foi “por tentar dar uma cabeçada em seu adversário de Nº17, o Sr. Gary Alexis Medel Soto, com o jogo paralisado”.

Mesmo se foram punidos, Lucas Lima e Rodrigo Fernández poderão jogar dia 19, contra o Red Bull Bragantino, na Vila Belmiro, porque a suspensão passa a valer no dia seguinte ao julgamento. O meia é titular da equipe e o volante a primeira opção para a vaga de Tomás Rincón, que vai cumprir suspensão.

Leia também: