O título do Santos da Copa Conmebol de 1998 completa 25 anos neste sábado. No dia 21 de outubro de 1998, o Peixe empatou em 0 a 0 com o Rosário Central no Estádio Gigante de Arroyito e conquistou o primeiro título internacional após a Era Pelé. A partida ficou conhecida como “A Batalha de Rosário” por uma série de eventos.
No primeiro jogo da decisão, na Vila Belmiro, o Peixe venceu o Rosário Central por 1 a 0, com gol de Claudiomiro, hoje auxiliar técnico de Marcelo Fernandes no profissional do Santos. Com a vitória em cassa, o time poderia jogar pelo empate na partida de volta para conquistar o inédito título da competição.
Porém, no primeiro jogo o Santos perdeu o zagueiro Jean, o atacante Viola e o técnico Emerson Leão, expulsos. Argel, Lúcio e Jorginho, lesionados, também desfalcaram o Peixe na partida de volta.
Mais de 50 mil torcedores lotaram o Gigante de Arroyito, mas a pressão começou muito antes mesmo de a bola rolar. Torcedores cercaram o ônibus do Peixe na chegada ao estádio e a Polícia foi obrigada a intervir com bombas para que os jogadores pudessem chegar aos vestiários, sob uma chuva de pilhas e outros objetos. A diretoria chegou a cogitar não entrar em campo.
Com bola rolando, em uma verdade batalha, o Santos contou com grande atuação do goleiro Zetti para garantir o resultado mesmo com a expulsão do meia Eduardo Marques.
O Santos jogou com Zetti, Anderson, Sandro, Claudiomiro e Athirson; Marcos Bazilio, Elder, Narciso e Eduardo Marques; Fernandes (Baiano) e Alessandro (Adiel).
Leia também:
É sempre bom refrescar a memória daqueles torcedores que insistem em enxergar tudo branco ou tudo preto… hoje a tão desejada sula era desdenhada há trinta anos atrás. Prateleiras vazias não retratam a história. As nossas, graças ao talento de muitos atletas esquecidos, estão repletas de conquistas.
O incrível é que esse time era muito fraco, cheio de perebas.
Esse time não era pereba coisa nenhuma! No Campeonato Brasileiro de 1998 terminou em 3° lugar e chegou a liderar em várias rodadas. O Viola foi artilheiro do Brasileirão. Você deveria conhecer mais a história do Santos antes de postar besteira.
Garanto, senhor, que conheço, das arquibancadas de 39 estádios brasileiros e da America do Sul, mãos do SFC e de sua História do que o senhor. Um time com Sandro, Claudiomiro, Marcos Basílio, Elder, Eduardo Marques, Fernandes, Baiano, Adriel etc é bom? Abra os olhos, senhor.
Mas Você é ignorante o time era bom sim e não foi só você que foi em muitos estádios, Bom é o time dos últimos 4 anos que vem passando vexame atrás de vexame.
Por falar em ignorância…. mais respeito com a Língua Portuguesa.
CONCORDO COM O.COLEGA RICARDO AQUELE TIME.ERA LIMITADO EM.COMPARACAO AOS.OUTROS.TIMES O NOSSO ERA LIMITADO….IGUAL HOJE EM DIA MAS A DIFERANCA ERA QUE AQUELES JOGADORES JOGAVAM COM VONTADE GARRA E SUAVAM A CAMISA… PARABENS AQUELES JOGADORES…
Acompanhei este jogo pela Santa Cecília TV com a narração do saudoso Armando Gomes, de fato, foi uma verdadeira guerra e os jogadores uns lutadores.
Bem diferentes dos bananas melindrados que temos hoje.
ATÉ QUANDO ESTES FILHOS DE UMA PUTA VAI FICAR PEDINDO DESCULPAS PAU CÚ DO PAGADOR DE BOLETOS