Joaquim vem sendo um dos destaques defensivos no Santos (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

O bom futebol do zagueiro do Santos, Joaquim, vem enchendo os olhos de alguns clubes europeus durante esta temporada. Hoje, a diretoria do Peixe conta com três propostas de clubes do velho continente para vender o defensor. Porém, devido à eleição próxima para a presidência do clube, as possíveis negociações não estão avançando.

Segundo apuração do DIÁRIO, as propostas são de times dos seguintes países: Espanha, Itália e Rússia. No entanto, os valores e os nomes de dois desses clubes seguem em sigilo.

O único clube que não está mais em sigilo é o Krasnodar, da Rússia, devido à presença de seus representantes na Vila Belmiro, na vitória do Santos sobre o Coritiba por 2 a 1 na última quinta-feira (26). Os russos estiveram presentes no estádio justamente para observar o defensor.

Estatuto veta negociações

No entanto, as negociações não estão em andamento, pois, segundo o Estatuto do Santos, nos últimos três meses de gestão, qualquer negociação de venda de atletas precisa ser aprovada pelo Conselho Fiscal e Conselho Deliberativo.

Devido ao período eleitoral do Santos (o pleito será no dia 9 de dezembro), os Conselhos Deliberativo e Fiscal precisam dar o aval para qualquer transferência, seja de chegadas ou saídas. Assim, não haverá acordo com nenhum clube, pelo menos por enquanto.

Caso Veríssimo

Recentemente aconteceu algo parecido com outro zagueiro do Peixe, Lucas Veríssimo, no final de 2020. Naquela ocasião, o então presidente Orlando Rollo havia aceitado as condições propostas pelo Benfica, de Portugal, para vender o jogador. No entanto, o Conselho Fiscal do Santos acabou rejeitando, entendendo que os moldes da negociação afetariam as gestões futuras.

Porém, em janeiro de 2021, teve início a gestão de Andres Rueda, e naquele mesmo mês, a negociação avançou e Lucas Veríssimo se transferiu para o Benfica após disputar a final da Libertadores pelo Peixe.

Mesmo com os valores em sigilo, sabemos que o Santos não aceitará menos de 3 milhões de euros (cerca de R$ 16,7 milhões). Este foi o valor que o Peixe desembolsou para adquirir 60% dos direitos econômicos do jogador que atuava no Cuiabá. Joaquim chegou ao Santos no início de 2023 e tem contrato válido até dezembro de 2026.

Leia também: